Promover o debate sobre recursos hídricos em dez estados brasileiros. Com essa proposta, teve início na manhã do último dia 29, em Belo Horizonte/MG, o 4º Fórum dos Secretários de Estado Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar do Nordeste e de Minas Gerais. O encontro, realizado desde março, já passou por Fortaleza/CE, João Pessoa/PB e São Luís/MA.
Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, que ouviu as demandas dos representantes dos estados, o fórum é uma oportunidade de potencializar as estratégias para a agricultura familiar. “Nesse espaço há uma maior compreensão dos desafios que temos em todo o País”. Para ele, a questão da água deve ser incisivamente debatida. “O fórum também tem um caráter pedagógico de iniciar um debate sério sobre os recursos hídricos. A questão da água, aqui e em todo canto que nós vamos, é muito importante. Temos uma responsabilidade com as futuras gerações e com a continuidade da aventura do homem sobre a terra”, complementou.
O encontro conta com o apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), por meio do projeto Semear, e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). De acordo com o gerente de Programas do FIDA, Paolo Silveri, a reunião dá força a região mais penalizada com a seca no País. “O fórum dá a todo o Nordeste uma força bem maior. Para o Fida é um privilégio poder contribuir, manter, promover e fazer crescer esse fórum, que é um espaço de diálogo, de interação e de intercâmbio - juntos com os colegas do IICA”, ressaltou.
O representante no Brasil do Instituto, Manoel Otero, salientou os temas de trabalho em comum entre o IICA e o fórum. “Estamos comprometidos com a viabilidade da agricultura familiar e esse grupo representa um feito, por trabalhar juntos e compartilhar esforços”. A expectativa é que o quinto encontro do grupo seja realizado ainda este ano, em Sergipe.
Fonte
BioBrasil
Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!
Entrar em AgroRede