Montes Claros sedia no Parque de Exposições João Alencar Athayde, o 10º Seminário de Apicultura do Norte de Minas. A produção de mel está em uma crescente e várias cidades da região se destacam não só pela quantidade, mas também pela qualidade que vem alcançando, é o que garantem entidades como a Codevasf e Emater.
Segundo dados da Federação Mineira de Apicultura, o estado de Minas Gerais produz cerca de 4 mil toneladas do produto por ano, e quase 10% é produzido no Norte de Minas.
Hoje, 800 famílias trabalham com a apicultura no norte do estado. “Acompanhamos a produção de perto. Fazemos uma parceria com as pessoas, para melhorar a qualidade do produto e a quantidade”, afirma o superintendente da Codevasf, Dimas Rodrigues.
(Foto: Henrique Corrêa/G1)
Segundo a Codevasf são produzidas 900 toneladas de mel na região. Um destes produtores é o Valdir Fernando. Ele é presidente da Associação dos Apicultores de Mato Verde.
“A parceria contribui para o sucesso do nosso projeto. Antes, muitas pessoas deixavam o município para trabalhar fora. Com a produção de mel se expandindo é possível garantir o sustento aqui”.
A Emater contribui com 88 municípios oferecendo assistência técnica. E os benefícios da produção do mel vão além de garantir renda. “Um ponto forte da apicultura está sendo o reflorestamento e a conservação da vegetação. Essa atitude aumenta a quantidade do alimento”, explica o extensionista Fernando Mendes.
“Nossa aposta é promover o desenvolvimento regional. Sem dúvidas, o Norte de Minas tem capacidade de fazer sempre mais. Vamos pensar em formas de melhorar a estrutura das cadeias produtivas”, conta marcos Santana, coordenador geral de programas sub-regionais do Ministério da Integração Nacional.
Fonte
Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!
Entrar em AgroRede