O curso será realizado no Núcleo Regional de Roraima do Inpa. Foram disponibilizadas 20 vagas
O Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e o Centro de Estudos Integrados de Biodiversidade Amazônica (CENBAM), coordenados pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), promovem o curso "Métodos de herborização e identificação de angiospermas neotropicais arbóreas, com ênfase nos caracteres vegetativos" - coleta e identificação de plantas com flores -, no Núcleo Regional Roraima, que será ministrado pelos bolsistas Ricardo Perdiz e Flávio Costa (INCT-CENBAM), de oito a 16 de agosto.
O curso será realizado no Parque Nacional do Viruá, em Caracaraí (RR), em um dos sítios de pesquisa do PPBio/CENBAM, onde está instalada uma grade RAPELD, com 30 parcelas permanentes.
As inscrições poderão ser realizadas até dia 21 de junho, na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PRONAT/UFRR), que funciona de segunda a sexta, das 8hàs 12h e das 14h às 18h. Para mais informações: (95)3621-3178.
Tópicos
Os tópicos a serem abordados durante o curso envolvem noções gerais sobre morfologia vegetal; panorama atual da sistemática e taxonomia de angiospermas (plantas com flores); diferenciação macromorfológica entre as principais famílias da flora neotropical com ênfase na flora amazônica; métodos de coleta e processamento dos espécimes vegetais; noções sobre armazenamento de informações de campo (caderno de campo, inserção de dados em meio digital, fotografias etc). A carga horária total do curso é de 70 horas.
O coordenador do INCT-CENBAM, William Magnusson, afirma que este curso será muito aproveitado, pois tem uma grande demanda para capacitação nesta área. "O curso é importante porque é um das atividades para inclusão de jovens pesquisadores de uma região carente na ciência, especialmente na área de taxonomia e sistemática, que atualmente tem poucos pesquisadores", disse.
Ainda de acordo com o coordenador, o curso é principalmente para pessoas de Roraima, entretanto, o PPBio/CENBAM oferecerá cursos semelhantes em outros estados no futuro.
(Assessoria de Comunicação Inpa)
|