Autor: Ana Cristina Padilha
Fonte: Sebrae Nacional
Empresárias conquistaram sucesso no mercado colocando em prática o que aprenderam em consultorias e cursos de capacitação
A empresa Flores Tropicais, situada em Rondônia, iniciou suas atividades em 2005, depois do encontro das sócias Vanda Gorete Souza Rodrigues e Severina Vilma da Silva, durante o Empretec, no Sebrae Porto Velho. Elas começaram com um intenso processo de capacitação e formação em cultivo, por meio de cursos, consultorias, visitas técnicas e participações em Dias de Campo.
Entre as inovações implantadas na empresa estão as que se referem ao produto. Foram utilizadas técnicas adequadas de colheita e pós-colheita, a fim de minimizar as perdas, manter a qualidade e a durabilidade das flores.
O processo para diversificação do produto também é um fato que merece destaque. São 18 espécies de flores tropicais das famílias Heliconiaceae, Zingiberaceae, Costaceae, Araceae, além de folhagem de corte, a fim de atender as diferentes cobranças do mercado local durante todo o ano, uma vez que existe sazonalidade de produção.
O cultivo é conduzido dentro dos princípios da conservação e sustentabilidade ambiental, sem agrotóxicos e com práticas como: rotação de cultura,cultivo em mandala, diversificação de espécies, adubação equilibrada e controle natural de pragas e doenças.
Na área de processos, a empresa também inovou principalmente no que se refere à comercialização. Houve inserção do produto no mercado por meio de participação em feiras e exposições, em missões, viagens, seminários, workshops, investimento em capacitação e formação na capacidade. Dessa forma, foi possível conhecer os clientes (banco de dados), aumentar o poder de comunicação (interação com clientes e funcionários) e tomar iniciativas para provocar vendas.