Deputado Colatto quer agilidade no processo de liberação dos defensivos (Foto: Assessoria de Imprensa)

Os defensivos agrícolas para controle de pragas que afetam a produtividade da agricultura brasileira tem sido tema de debate constante no Congresso Nacional. Preocupado com a liberação de defensivos essenciais para o tratamento e a exportação de produtos brasileiros, o deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) esteve em audiência com o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal (DSV) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Cósan de Carvalho Coutinho nesta terça-feira, 16 de julho.

Atualmente as exigências sanitárias de países importadores não podem ser atendidas devido a inexistência de produtos liberados pelos órgãos brasileiros competentes (Ibama, Anvisa e Mapa). No caso da exportação de madeira, por exemplo, as toras precisam ser exportadas com a realização de fumigação (tratamento fitoterápico que minimiza a proliferação de pragas, insetos etc.), no entanto, não existem produtos legalizados para atender a necessidade, como o brumeto de metila e a fosfina.

- É importante observar que essas substâncias não podem ser utilizadas nos produtos que exportamos, mas nós recebemos produtos que são tratados com essas mesmas substâncias. Não é possível continuar assim. O Brasil está parado em todas as áreas - alertou Colatto.

O deputado Colatto questionou o diretor do DSV sobre o andamento do processo de liberação dos defensivos. A informação obtida é de que o Decreto do Comitê Técnico de Assessoramento para Agrotóxicos (CTA) nº4074/2002, que regulamenta a Lei 7.802/1989 está passando por uma revisão.

Ao final da audiência, Colatto mais uma vez solicitou agilidade na liberação dos defensivos, tendo em vista o número de produtores e o volume de negócios afetados pela burocracia que impede a exportação.

- A economia acaba enfraquecida pela inviabilização da atividade de regiões inteiras. Em Santa Catarina, pequenos produtores estão perdendo muito por que plantaram e não tem pra quem vender a produção por causa da burocracia - acrescentou Colatto.

Fonte

http://www.tudosobrexanxere.com.br/index.php/desc_noticias/liberacaeo_de_defensivos_e_debatida_no_departamento_de_sanidade_vegetal

Exibições: 72

© 2025   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço