Para Andef, resultados do levantamento da Anvisa mostram que agricultor está mais ciente do uso adquado de defensivos (Foto: Shutterstock)
O agricultor vem procurando usar as tecnologias de forma racional. É a avaliação feita pelo diretor-executivo da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Eduardo Daher.
Em nota divulgada pela Andef, Daher comentou os resultados da pesquisa feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o uso de defensivos agrícolas no Brasil.
“O resultado aponta 64% das amostras analisadas em 2011 e 71% das amostras analisadas em 2012 estão em perfeita conformidade com as normas da estabelecidas pela Agência", afirmou Daher, segundo a nota. “Isto mostra a evolução no uso adequado da tecnologia pelos agricultores brasileiros, índice que vem crescendo ano a ano".
Sobre o uso de produtos não autorizados para determinadas culturas, Eduardo Daher disse não ter como analisar de forma mais aprofundada, já que o relatório final ainda não foi publicado no site da Anvisa. O mesmo vale para as culturas que “eventualmente” apresentem resíduos superiores ao limite.
“O agricultor sabe muito bem o custo da adoção de tecnologias em sua lavoura, por isso, não utiliza de forma inadequada os insumos que melhoram sua produtividade – sementes, máquinas, fertilizantes e defensivos agrícolas, entre outros”, disse o diretor da entidade, que reúne os fabricantes de defensivos.
Fonte
Revista Globo Rural