De acordo com Luciano Barros, superintendente de Inclusão Produtiva da Seagri, o PAF foi implantado de forma experimental em Santana do Ipanema, em 2011, com apoio da prefeitura local e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), o Instituto Globoaves e as empresas Globoaves e Novus. Segundo ele, devido ao sucesso do programa no município, os agricultores fundaram a Associação de Avicultores do Sertão e agora servem de modelo para a expansão do PAF em 19 municípios.
“O programa é mais uma ferramenta que o governo do Estado utiliza para dar mais oportunidades aohomem do campo e permitir que ele permaneça em seu lugar de origem, produzindo, gerando renda e mais qualidade de vida para ele e sua família”, destacou o superintendente. “Ao todo, 100 produtores já foram beneficiados e a expectativa é que este programa se amplie em 2014”.
O PAF faz parte do “Programa Alagoas Tem Pressa!”, desenvolvido pelo governo do Estado. Nele, os municípios envolvidos se comprometem a fornecer um técnico da Prefeitura para dar apoio e assistência aos produtores e a comprar toda a produção de carne e ovos para a merenda escolar.
“O programa disponibiliza, ainda, quatro técnicos para dar suporte aos técnicos das prefeituras e também capacitações junto ao Sebrae, tanto da parte técnica como de cooperativismo, administração rural, entre outros”, explicou a diretora de Políticas Públicas da Seagri, Thaysa Novaes. “Temos produtores que começaram com as 60 aves distribuídas pelo programa e hoje já têm mais de 600 aves”.
Já foram beneficiados 300 agricultores de cinco municípios: Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São José da Tapera, Olivença e Pão de Açúcar. Além dos animais, eles receberam 30 mil quilos de ração, capacitação e assistência técnica. Ao todo, desde o início do programa, 18 mil aves já foram repassadas, beneficiando milhares de produtores de 14 municípios incluídos no programa.
Para esta semana, Mata Grande e Olho d'Água das flores receberão a primeira entrega. Em cada um desses municípios, serão beneficiados 50 produtores que foram selecionados previamente, analisando critérios como aptidão para criar galinha caipira. Cada produtor receberá 30 aves de corte e 30 de postura e mais 120 kg de ração. Já em Santana do Ipanema e Tapera, recebem o segundo lote, beneficiando os mesmos 50 primeiros produtores com uma reposição de 40 aves de corte e 80kg de ração.
A solenidade de entrega está marcada para as 8h, na Secretaria de Agricultura de Olho d´Água das Flores e, às 9h, na Associação dos Avicultores do Sertão, em Santana do Ipanema. Em Mata Grande, a entrega será realizada na Secretaria de Agricultura de Mata Grande, às 8h, e em São José da Tapera, às 9h, também na Secretaria Municipal de Agricultura.
Além da Seagri, são parceiros do PAF a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas (Ictal) e o Sebrae/AL.
por Agência Alagoas
Fonte
© 2024 Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos. Ativado por
Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!
Entrar em AgroRede