O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, assinou nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, um convênio no valor de R$ 4 milhões que tem por objetivo a capacitação de médios produtores de regiões do semiárido brasileiro. No momento, cinco estados serão beneficiados - Ceará, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte.
Este será o primeiro convênio assinado no ano de 2014 de um montante de R$ 100 milhões em recursos disponibilizados pelo governo federal, a fim de fortalecer os serviços de assistência técnica em todo o país. “A assinatura deste convênio é o reconhecimento da capacidade produtiva de cada região. Conseguimos juntos, governo, produtores, Embrapa e Emater, desenvolver ainda mais o agronegócio brasileiro”, disse o ministro.
Neste primeiro momento, os recursos serão destinados para a prestação de serviços de assistência técnica para 3.560 médio produtores nos estados selecionados. “Esta é uma reunião histórica para o Ministério da Agricultura. Foram quase 18 anos sem realizar assistência técnica e agora, temos a chance de atender os produtores rurais do semiário”, afirmou Rocha, durante o ato de assinatura do convênio, que ao longo deste ano, deve beneficiar um total de 100 mil médios produtores.
O convênio tem a intenção de capacitar os médios produtores da região, desenvolvendo estratégias para melhorar a produção, como reservas de água e alternativas de produção de alimentos para animais, visando o aumento produtivo. “A região do semiárido faz parte da estratégia do governo federal de políticas de crédito diferenciado, com taxas de juros mais baixas, a fim de fortalecer os serviços de assistência técnica, qualificando os produtores, sendo determinado por ocasião da aprovação do Plano Agrícola e Pecuário pela Presidência da República”, destacou Rocha.
Fonte
Portal dia de Campo
|
Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!
Entrar em AgroRede