O livro “Processamento mínimo de frutas e hortaliças - Tecnologia, qualidade e sistemas de embalagem”, editado pelo Dr. Sergio Agostinho Cenci, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ), está disponível para ser baixado gratuitamente no link.
A obra lançada em 2011 é produto do projeto “Tecnologia de processamento mínimo para frutas e hortaliças”, financiado pela FINEP no âmbito da Rede Brasil de Tecnologia. Este projeto propiciou a inovação tecnológica nas indústrias processadoras parceiras que se beneficiaram, da ampliação da vida útil, da oferta de produtos minimamente processados mais seguros e da redução de perdas para níveis próximos a zero, como principais resultados.
“A publicação apresenta informações sobre a tecnologia com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento tecnológico do setor produtivo, disponibilizando um guia prático para os produtores de frutas e hortaliças minimamente processadas”, informa o editor técnico. Os sete capítulos do livro tratam de temas como etapas do processamento mínimo, qualidade e segurança dos vegetais processados, embalagem, equipamentos de acondicionamento, garantia de qualidade, embalagens e sistema de gestão da qualidade e segurança de vegetais minimamente processados.
Além da coordenação, o Dr. Cenci escreveu dois capítulos. Os outros autores são Dr. André Luis Bonnet Alvarenga (Embrapa); MSc. Claire I.G.L. Sarantópoulos (CETEA/ITAL); Dr. José Carlos de Toledo (UFSCar) e MSc. Léa Mariza de Oliveira (CETEA/ITAL).
Desde sua introdução no Brasil, na década de 90, têm tido crescente participação no mercado de produtos frescos, os produtos minimamente processados - frutas e hortaliças higienizadas e preparadas da maneira mais próxima possível do in natura - por sua conveniência e saudabilidade.
Fonte
Portal Dia de Campo
|
Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!
Entrar em AgroRede