A oliveira é uma espécie frutífera das mais antigas utilizadas pelo homem. Seu cultivo remonta 6 mil anos atrás e tem sido realizado em todos os continentes, nas regiões que apresentam clima subtropical ou temperado. No Brasil, as pesquisas começaram em 1948 no Rio Grande do Sul, através de órgão especializado da Secretaria de Agricultura, até início dos anos 1980. Após 26 anos, aEmbrapa Clima Temperado retomou esse trabalho. Desde então, várias ações foram desenvolvidas para elaboração de um sistema de produção de olivais.
O cultivo das oliveiras, seja para a produção de azeite ou de azeitonas de mesa, tem despertado a atenção dos produtores e da indústria, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Só no Rio Grande do Sul estima-se que existam cerca de 500 hectares já plantados. Um número considerável, em comparação aos 1,2 mil hectares nacionais de cultivo. No Brasil, no entanto, a área de plantio como a de produção são pequenas se comparadas aos dados mundiais. O país é hoje o quinto maior importador mundial de azeite de oliva e o quarto maior importador mundial de azeitonas de mesa. Outro motivo que torna a olivicultura relevante é sua potencialidade como alternativa na mudança da matriz produtiva.
Dentre os diferentes tipos de alimentos, o azeite de oliva é considerado como a opção mais saudável entre os óleos comestíveis, razão pela qual a produção e consumo têm crescido nos últimos anos em todo o mundo. O consumo de azeitona de mesa também tem se caracterizado por um crescimento continuo. O Brasil, por exemplo, está entre os dez maiores consumidores, sendo responsável por 3,4% do consumo mundial.
O
Dia de Campo na TV sobre
Cultura da Oliveira no Sul do Brasil foi produzido pela
Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS) e pela
Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidades da
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Este programa vai ao ar amanhã, 14 de junho de 2013, pelo
Canal Rural (Net/Sky e internet), a partir das 9 horas. No domingo, dia 16, às 7 horas, pela
TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica e internet), com reprise às 17 horas do mesmo dia.
Saiba mais sobre o programa em:
www.embrapa.br/diacampo e visite a página da videoteca da Embrapa no
Youtube no endereço
www.youtube.com/user/VideotecaEmbrapa.
Para mais informações, ligue para (61) 3448-4349.
FONTE
Embrapa Clima TemperadoFrancisco Silva Lima -- Jornalista
Telefone: (53) 3275-8113
Embrapa Informação TecnológicaMaria Luiza Brochado e
Cirlene Elias -- Jornalistas
Telefone: (61) 3448-4807 e (61) 3448-4349
Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!
Entrar em AgroRede