Durante toda o dia de hoje, 28 de agosto de 2015, integrantes doMovimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e representantes doInstituto Padre Josino, Embrapa Clima Temperado, Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil (Cooperfumos), Cooperativa de Prestação de Serviços e Assistência Técnica e Educação Rural Ltda de Santa Cruz do Sul (Coopsat), Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa (CPC), Cooperativa de Biocombustível(CooperBio) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizam o Seminário Estadual Usos dos Pós de Rochas na Produção de Alimentos.
O encontro vai exigir trocas de experiências entre agricultores, pesquisadores e profissionais no uso de pós de rochas e o que há de pesquisas e disponibilidades de informações para ampliação do uso desses pós na agricultura e na produção de alimentos. O evento vai ocorrer no auditório Ailton Raseira, na sede da Embrapa, em Pelotas (RS), das 9 às 16 horas.
Segundo o pesquisador Carlos Augusto Silveira, um dos coordenadores do Seminário, a intenção é proporcionar um encontro para sugerir políticas públicas para pesquisa e generalização de informações sobre o tema. “Vamos propor um debate sobre legislação e políticas públicas para uso de pós de rochas na fertilização e recuperação dos solos, transição agroecológica e produção de alimentos saudáveis, além de geração de massa crítica no tema entre os agentes públicos, agricultores e movimentos sociais”, informou.
A abertura está marcada para as 9h30 com a presença do chefe geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, do diretor do Departamento de Agregação de Valor e Renda do MDA, Marcelo Piccin, e o presidente do MPA, Frei Sergio Gorgen. Após, o programa do dia inicia com o painel Pesquisas no Uso dos Pós de Rocha sob a coordenação de Vanderléia Nicolini do MPA, seguida pelo pesquisador Carlos Augusto Posser Silveira, que faz a palestra Subsídios técnicos para registro de pós de rocha como remineralizadores e pela geóloga Magda Bergmann, da CPRM/Serviço Geológico do Brasil, com a palestra Prospecção e caracterização de materiais geológicos para remineralização de solos. A manhã é encerrada com o tema Possibilidades de uso de pós de rocha na agricultura, apresentado pela agrônoma e doutoranda da Universidade de Brasília (UnB) Adriana Gorgen, de Brasília (DF).
A tarde o Seminário fica reservado para a exposição de experiências entre técnicos e agricultores no uso de pós de rocha na agricultura, com a coordenação de Miqueli Sturbelle Schiavon e Marcelo Leal Teles, do MPA.
FONTE
Embrapa Clima Temperado
Cristiane Betemps – Jornalista
Telefone: (53) 3275-8215