Em quatro dias, pesquisadores do Projeto Biomas concluem plantio de 2.681 mudas para experimento de Reserva Legal no Cerrado


Drª Annete Bonnet, pesquisadora da Embrapa implementa experimento do Projeto Biomas 

Está previsto que, até quinta-feira, 28 de novembro, os pesquisadores do Projeto Biomas concluam o plantio de 2.681 mudas de 16 espécies arbóreas nativas do Cerrado de múltiplos usos. Trata-se de um experimento de Reserva Legal, idealizado pela pesquisadora Drª Annete Bonnet. "Em uma área de 0,8 hectares, vamos testar diferentes espaçamentos e níveis de adubação em fruteiras, árvores para lenha e moirões, além de espécies nativas para recuperação do Cerrado. O modelo proposto tem como objetivo atender demandas da propriedade rural da região, assim como garantir a recuperação da vegetação nativa", explica a pesquisadora. 

O plantio para este experimento no Cerrado começou na segunda-feira, 25 de novembro, mas, segundo a coordenadora do Projeto Biomas na CNA, Cláudia Rabelo, o trabalho começou no ano passado. “Essas mudas, plantadas agora, foram produzidas pela Embrapa Cerrados especificamente para este projeto. O trabalho passou pela coleta de sementes, teste de viabilidade, e teste de germinação. Após a germinação, as mudas ficam no viveiro da Embrapa Cerrados até ganhar força para vir para o campo. Esse trabalho levou quase um ano para ser concluído”, conta Cláudia Rabelo. 


A quantidade de mudas de cada espécie utilizadas no experimento (+ 30% de replantio): 

1) Astronium faxinifolium – aroeira – 465 + 140 = 605 mudas 
2) Plathymenia reticulata – vinhático – 465 + 140 = 605 mudas 
3) Bowdichia virgilioides – sucupira-do-cerrado – 465 + 140 = 605 mudas 
4) Caryocar brasiliense – pequi - 465 + 140 = 605 mudas 
5) Annona crassiflora - marolo – 126 + 38 = 164 mudas 
6) Eugenia dysenterica – cagaita – 126 + 38 = 164 mudas 
7) Dalbergia miscolobium - jacarandá-do-cerrado - 41 +13 = 54 mudas 
8) Hancornia speciosa - mangaba - 41 +13 = 54 mudas 
9) Genipa americana – jenipapo - 41 +13 = 54 mudas 
10) Qualea grandiflora - cinzeiro - 41 +13 = 54 mudas 
11) Kielmeyera speciosa - pau-santo - 41 +13 = 54 mudas 
12) Campomanesia adamantium –guabiroba-do-campo - 41 +13 = 54 mudas 
13) Anacardium humile – cajuzinho-do-cerrado - 41 +13 = 54 mudas 
14) Brosimum gaudichaudii – mama-cadela - 41 +13 = 54 mudas 
15) Tibouchina candolleana – quaresmeira - 41 +13 = 54 mudas 

A área de 0,8 hectares, onde são implementados os experimentos do Projeto Biomas no Cerrado, foi cedida pelos sócios Adriano Varela Galvão e José Brilhante Neto. Eles são proprietários da Fazenda Entre Rios, perto do município de Luziânia, em Goiás, na fronteira com o Distrito Federal. 

OPINIÃO DE QUEM ENTENDE 


José Neto Brilhante e Adriano Varela Galvão, proprietários da Fazenda Entre Rios 

“Com relação aos experimentos realizados pela equipe do Projeto Biomas, tenho a dizer que somos apenas observadores. Temos confiança de que os resultados a serem colhidos serão valiosos para todos os produtores rurais do Brasil”, afirma José Brilhante Neto, um dos proprietários da Fazenda Entre Rios. 

“Quando o Projeto Biomas consolidar as metodologias que estão sendo implantadas aqui, tenho certeza de que os produtores rurais vão ganhar em lucratividade, sustentabilidade e conseguir economizar bastante”, diz Adriano Varela Galvão. 

BIOMAS NO CERRADO 



O Coordenador Regional do Projeto Biomas no Cerrado, Felipe Ribeiro, da Embrapa Cerrados, explica que 16 experimentos já foram implantados no Cerrado. Outros 7 serão finalizados até o final de 2013. “Estamos em um momento crucial do projeto”, conclui. 

SOBRE O PROJETO BIOMAS 

O projeto Biomas, fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é uma iniciativa inédita no Brasil e tem como objetivo identificar formas sustentáveis para viabilizar a propriedade rural brasileira. Os estudos estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros. O Projeto Biomas tem o apoio do SEBRAE, Monsanto, John Deere e Vale Fertilizantes.

Fonte

Assessoria de Comunicação Digital do Sistema CNA/SENAR

Exibições: 78

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço