Município tem 30 vezes mais porcos do que pessoas (Foto: Shutterstock)
Projeto que prevê aproveitamento de dejetos de suínos será implementado em 2014
A cidade de Entre Rios do Oeste (PR) dará o primeiro passo em 2014 para se tornar autossuficiente em energia elétrica, térmica e automotiva. O município vai usar os dejetos de suínos para produzir biogás, conforme informa a Agência Sebrae de Notícia.
O projeto é possível graças ao enorme rebanho de suínos de Entre Rios do Oeste: lá, há 30 vezes mais porcos do que pessoas.
Desenvolvido pela Plataforma de Energias Renováveis de Itaipu, Prefeitura local, Copel e Sebrae, a iniciativa receberá R$ 14 milhões em recursos para a implantação em 63 propriedades rurais produtoras de suínos localizadas no município.
As propriedades podem produzir 12 mil metros cúbicos de biogás por dia, o que é suficiente para atender toda a demanda de energia elétrica dos prédios públicos municipais e da iluminação pública. Haverá ainda uma sobra de 44% desse volume, que substituirá a lenha no abastecimento da maior olaria do município.
O biogás produzido nas propriedades deverá ser transportado por meio de tubulação de polietileno de alta densidade (gasoduto) até uma central de aproveitamento. Na central, o biogás pode ser convertido em energia térmica e elétrica, e também em Gás Natural Renovável (GNR) para o abastecimento de veículos automotores. O produto também pode substituir o gás de cozinha.
Fonte
Globo Rural