A publicação já foi entregue a mais de 200 prefeituras durante a Assembleia Geral de Verão da
Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), realizada na semana passada em Tramandaí. Uma nova distribuição coletiva aos gestores municipais gaúchos será feita em 27 de fevereiro de 2014, na oficina do processo de elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (Pers), no teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.
"Esse guia é uma importante documentação com indicadores concretos que orientam a atuação das cidades na gestão integrada das questões sobre o ar, clima e energia, definindo o grau de ação e de responsabilidade dos diferentes atores e responsáveis políticos (União, Estados e municípios)", explica o secretário do Meio Ambiente, Neio Lúcio Fraga Pereira.
A publicação integra o Plano Clima, Ar e Energia (Pace), fruto de convênio de cooperação entre a
Agência Francesa do Meio Ambiente e da Gestão da Energia da França (Ademe) e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com a parceria da
Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O guia é ilustrado por um dos principais artistas do país nesse segmento, o gaúcho Edgar Vasques.
Orientações à gestão públicaO Pace configura-se em amplo conjunto de orientações com o objetivo de sensibilizar os gestores políticos e o público em geral sobre as mudanças climáticas e a integração desse assunto com a gestão da energia e da qualidade do ar. O trabalho foi realizado pelos técnicos dos órgãos ambientais do Governo do Estado e das entidades apoiadoras, sob a coordenação das empresas
EnvirOconsult (França) e a
EngeBio (Brasil).
Apoiaram o Pace, a Famurs, Fundação Gaia, Instituto Saberes e Cuidados Ambientais (Isca), Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RS), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental (Abes-RS), (Embarq Brasil e a Emater-RS).
FONTEGoverno do Rio Grande do Sul