O Governo de Goiás, por meio do Programa Produtor de Água do Ribeirão João Leite (PPA-JL) da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), faz os primeiros pagamentos aos proprietários de terras que protegeram suas nascentes dentro da Bacia Hidrográfica do Ribeirão João Leite. A cerimônia aconteceu em dezembro de 2013, no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Nesta etapa serão remunerados cinco produtores rurais com pagamentos no valor de R$ 1 mil a cada um.
O programa do
Governo de Goiás que tem como objetivo remunerar produtores rurais pela recuperação, proteção e conservação do meio ambiente. O programa engloba as nascentes dentro da Bacia Hidrográfica do Ribeirão João Leite e visa à promoção de práticas sustentáveis de preservação e conservação ambiental dos recursos hídricos, com a finalidade de se manter água em quantidade e qualidade na Bacia.
Quem pode participarPode participar do programa qualquer produtor rural que tenha a sua propriedade dentro da área da Bacia Hidrográfica. Os interessados devem procurar a Coordenação do Programa, que irá elaborar o Projeto da Propriedade, de acordo com as intenções do produtor. Os projetos serão avaliados e classificados conforme os critérios estabelecidos em Edital publicado pela Semarh, juntamente com os valores a serem pagos a cada produtor. A adesão ao Programa é voluntária.
A Bacia Hidrográfica do Ribeirão João Leite abrange uma área de 761 km², possui uma extensão de 130 km e é formada pelos municípios de Anápolis, Campo Limpo, Goiânia, Goianápolis, Nerópolis, Ouro Verde e Terezópolis de Goiás. Por abranger sete municípios e mais de 700 nascentes, o Programa Produtor de Água do Ribeirão João Leite é considerado o maior do gênero no País e vai beneficiar diretamente mais de dois milhões de habitantes da Região Metropolitana de Goiânia.
FONTEGoverno de Goiás