Shutterstock

Uma década do carro flex e o etanol celulósico, ou de segunda geração, devem ser destaques do evento

Grandes corporações, nacionais e internacionais, já confirmaram sua participação na edição 2013 do EthanolSummit, um dos mais importantes eventos do setor sucroenergético, promovido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) que acontece no Grand Hyatt Hotel de São Paulo, dias 27 e 28 de junho. 

Estão confirmadas as empresas FMC AgriculturalProducts, BASF, a Syngenta, a Petrobras e a GranBio, organização voltada ao desenvolvimento de tecnologias limpas, que está investindo na primeira usina de etanol celulósico, prevista para ser inaugurada em Alagoas no próximo ano. “É, sem dúvida, um grupo de peso e extremamente representativo da cadeia produtiva do setor sucroenergético,” enfatiza Adhemar Altieri, diretor de Comunicação Corporativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e organizador do Summit. 

Neste ano, o evento contará também com a presença do setor automotivo, porque um dos destaques do Summit será os 10 anos do carro flex no Brasil, fato que mexeu com o segmento e com a indústria canavieira no País. 

Entre as organizações apoiadoras do Summit em 2013 estão a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea); a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA); a SAE Brasil, que congrega profissionais que trabalham com tecnologia da mobilidade (SAE); além de mídias como a Automotive Business, empresa de comunicação com foco na indústria automobilística; e a Carro, edição brasileira da revista global publicada mensalmente pela MotorPress. 

Biotecnologia em alta

O Summit 2013 terá também novos parceiros internacionais, a exemplo da Organização da Indústria de Biotecnologia (BIO) com sede em Washington DC, nos EUA. A entidade atua nas áreas legal, de desenvolvimento de negócios e serviços de comunicação para mais de 1.100 membros em todo o mundo. Para Brent Erickson, vice-presidente executivo da BIO, “esta é uma parceria que se justifica na medida em que sabemos que o Brasil tornou-seum centro de excelênciana criaçãode uma economia global baseada em biotecnologia, que tem os carboidratos convertidos embiocombustíveise produtosde valoragregado,” diz. 

A Unica, por sua vez, apoiará o 10º Congresso da BIO, que acontecerá também em junho em Montreal, Canadá. “Sabemos tratar-se de um dos mais importantes encontros mundiais sobre biotecnologia, que conta com a presença de lideranças desse segmento, bem comoinvestidores, além de executivos que atuam com políticaspúblicas que afetamuma série de setores da economia," diz Altieri. O executivo entende queeventos como oCongresso da BIO prestam uma forte contribuição para a expansão, a consciência e as opções de mercadoparaprodutos com base em biotecnologia. 

Palestrantes

O Ethanol Summit 2013 está dividido em cinco salas temáticas: Sustentabilidade; Mercados & Investimentos; Tecnologia & Mobilidade; Políticas Públicas e Futuro. Para cada uma delas já estão confirmadas importantes personalidades políticas e do mundo empresarial, a exemplo de Britta Thomsen, deputada do Parlamento Europeu pela Unica Pedro Parente, presidente do Conselho Deliberativo da Unica.

Rob Vierhout, presidente da European Renewable Ethanol Association (ePURE) e Bob Dinneen, presidente daRenewable Fuels Association (RFA) dos Estados Unidos participarão da plenária Cenários 2020: Por uma Agenda Global a Favor dos Biocombustíveis; André Koltermann, vice-presidente senior de biotecnologia e renováveis da multinacional alemã Clariant e Bernardo Gradin, presidente da GranBio, estarão no painel Perspectivas de Curto Prazo para o Etanol Celulósico. Thomas Apostolos, presidente da empresa de tecnologia Ricardo, Inc. e Besaliel Botelho, presidente da Robert BoschAmérica Latina, dividirão a mesa no painel Cenário 2020, a evolução da tecnologia Flex. 

Na agenda do Summit 2013, além do 10º aniversário da introdução do carro flex no Brasil, outro assunto bastante aguardado é o do etanol celulósico, chamado também de segunda geração, produzido a partir de resíduos agrícolas e outros tipos de biomassa. As primeiras cinco usinas desse tipo, de porte comercial, estão iniciando operações este ano, sendo três nos EUA, uma na Itália e uma na China. A GranBio promete que a primeira usina brasileira desse tipo estará em funcionamento em 2014.

Está confirmada a participação do jornalista William Waack, da Rede Globo, como âncora das cerimônias de abertura e encerramento e das quatro grandes plenárias do EthanolSummit 2013. Será o terceiro Summit consecutivo comandado por ele.

Anote na Agenda: 

• Ethanol Summit 2013 
• Quando: 27 e 28 de junho 
• Horário: às 8h tem início o credenciamento de imprensa 
• Local: Grand Hyatt Hotel - Av. das Nações Unidas, 13301 - São Paulo  

Fonte: Revista Globo Rural

Exibições: 24

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço