Da Redação

No período de 13 a 17 de maio, a AgroBrasília 2014 apresentará nove rotas com tecnologias de baixo custo com demonstração de métodos de produção orgânica e convencional em harmonia com as práticas agroecológica.

No período de 13 a 17 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, o Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (Evaf), na AgroBrasília 2014, apresentará nove rotas com tecnologias de baixo custo com demonstração de métodos de produção orgânica e convencional em harmonia com as práticas agroecológicas. 

Segundo o coordenador do Evaf, Ricardo Magalhães, extensionista da Emater-DF, o principal objetivo do espaço neste ano é promover e estimular a sustentabilidade da produção. “Vamos mostrar aos agricultores que, mesmo em um sistema de produção convencional, é possível produzir seguindo princípios agroecológicos, reduzindo o uso de defensivos e insumos químicos”, explica. 

A área, coordenada pela Emater-DF, aumentou de 28 para 40 mil metros quadrados. Durante todos os dias de evento, os visitantes vão receber orientação técnica sobre diversos temas e poder levar para casa o Caderno de Inovações Tecnológicas, com o passo a passo para desenvolver na propriedade o que foi apresentado no Evaf. 

O Espaço de Valorização da Agricultura Familiar é uma realização da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF), da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Ceasa-DF com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio do Mais Alimentos e Secretaria da Agricultura Familiar —, além do Incra, Sebrae, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Instituto Federal de Brasília, Universidade de Brasília e Embrapa. 

Queijo Candango — No Evaf será realizado mais um concurso do Queijo Candango. Desde 2012, diversos laticínios do DF vêm sendo capacitados pela Emater-DF para a produção do alimento. Com a inclusão de novos participantes, o concurso vai analisar parâmetros como textura, aroma, odor, sabor e aspecto ao corte e revestimento. 

O Candango é um queijo meia cura, com a receita elaborada pelo laticinista da Emater-DF, José Roberto de Oliveira. O objetivo é potencializar o mercado de laticínios do DF, além de promover a sustentabilidade, o desenvolvimento da área rural e a criação de cultura de produção de alimentos típicos do DF. O concurso será realizado no dia 15 (quinta-feira), com resultado divulgado no sábado (17). 

Circuitos do Evaf 

1. Horticultura 

Um dos grandes destaques do Evaf, a rota da horticultura atrai a atenção de muitos produtores. Com 8,5 mil m², a grande novidade do espaço é o consórcio entre as diversas espécies de hortaliças, o que proporciona a otimização da adubação e da irrigação. 

Serão demonstradas três tecnologias de produção de hortaliças: no campo, em telado e em estufa. No local, são produzidos tomate, pimentão, pepino, alface, pimenta, berinjela, couve-flor, pupunha e mandioca. Os visitantes poderão conferir as diferenças do plantio dessas espécies em canteiros com palhada, mulching e sem cobertura. 

2. Leite 

Muito frequentada devido ao grande número de produtores de leite na região, essa rota vai mostrar um sistema viável de produção de leite baseado em forragens como tifton 85, mombaça e braquiarão. Técnicos estarão à disposição para explicar sobre o manejo das forragens, do pastejo e sobre adubação e irrigação. Também será possível conferir informações sobre alimentação para o período de seca, conservação de forragens e técnicas de fenação e silagem. 

3. Avicultura 

Atividade com expressiva participação no PIB agropecuário do DF e de importância ímpar para a agricultura familiar, a avicultura tem destaque no Evaf. Nessa rota, serão apresentadas todas as fases de cria, recria e engorda das aves caipiras, as técnicas de alimentação com hortaliças e forragens, manejo, sanidade e bem-estar, em três tipos de instalações. 

4. Floricultura 

São 5,8 mil m² com viveiro de plantas ornamentais de corte, como copo-de-leite e lírio, mais 15 canteiros de gladíolos de diversas cores. Haverá também estufa com flores em vaso e apresentadas técnicas de paisagismo, com forrações, arbustos e palmeiras. 

5. Piscicultura 

A Emater-DF tem desenvolvido métodos especiais para esse segmento. A piscicultura é a atividade da pecuária que mais cresceu nos últimos dois anos. No Evaf, três tecnologias foram escolhidas para a demonstração: produção intensiva em tanque de ferrocimento, tanque escavado com tanque-rede e um sistema semi-intensivo em tanque escavado. No evento, está previsto o encontro dos piscicultores do DF e Entorno e venda de produtos específicos para a atividade. 

6. Fruticultura 

Instalada em um módulo com 10 mil m², essa área inova com plantio de uva, mirtilo, nêspera, pêssego e ameixa. Toda área é plantada e conduzida no sistema orgânico, provando que a região, além de ser uma potencial produtora de frutas consideradas exóticas, também pode adotar os ensinamentos agroecológicos. 

7. Agroecologia 

A rota da agroecologia vai apresentar o projeto Sistema Agroflorestal Integrado Agroecológico (Sabia) em 5,2 mil m², onde serão reunidas várias tecnologias agroecológicas em área cercada de agroflorestal com criação de pequenos animais (frango, galinha e ovelhas) e produção de frutas e hortaliças orgânicas. Os visitantes aprenderão a fazer compostos orgânicos e a adotar tecnologias de produção com adubação verde e cultivo protegido. 

8. Legislação ambiental 

Esse tema gera diversas dúvidas aos produtores rurais. Para esclarecê-los e incentivá-los a cumprir a lei, a Emater ensinará como formar uma área de Reserva Legal de baixo custo financeiro. 

9. Dinâmica de máquinas e tecnologias adaptadas 

Em 20 mil m² serão demonstradas máquinas adaptadas à realidade dos nossos produtores familiares, com a oportunidade de compra por meio dos programas de crédito rural disponíveis na feira. Também será o espaço para mostrar 30 tecnologias de baixo custo para o agricultor familiar, como arrancador de mandioca, porta-isca para mosca-da-fruta, curral de pneu e armadilha para formigas.

Fonte

CNA-SENAR

Exibições: 39

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço