As atribuições dos profissionais que prestam Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) foram debatidas nesta quinta-feira (7), em Brasília, em audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. O encontro visou discutir a proposta sobre os pisos salariais nacionalmente unificados para os extensionistas, pesquisadores e fiscais agropecuários. A proposta, agora, segue para uma Comissão Especial formada por membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para depois ser votada em plenário.
O diretor do Departamento de Ater da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Argileu Martins da Silva, que participou da audiência, salientou que esses profissionais desempenham um papel importante para que as tecnologias se transformem em inovação e para que as políticas públicas cheguem com qualidade ao campo. “O extensionista precisa do pesquisador, que precisa do fiscal agropecuário, que precisa do extensionista. Então há a necessidade de ter uma boa remuneração para motivar os profissionais e, com isso, estimular o fortalecimento da agricultura familiar.”
O diretor-presidente do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa), Florindo Dalberto, lembrou que o foco do trabalho de Ater é realizar localmente a pesquisa, levando em conta as peculiaridades da agricultura familiar de cada estado e região. Já o presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), José Ricardo Roseno, destacou que as prioridades são a contratação e a qualificação contínua dos extensionistas para que haja reconhecimento do serviço e elaboração de uma agenda positiva no campo.
Também estavam presentes na audiência pública: representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil (Faser); da União Nacional dos Fiscais Agropecuários (Unafa); entre outras entidades públicas de pesquisa agropecuária e Ater.
Fonte
MDA
f