A CRI Genética lançou recentemente um teste genômico que auxiliará no programa de melhoramento genético de fêmeas bovinas. Trata-se do Precise Genomic Testing.
Através do teste genômico é possível decidir, logo nos primeiros meses de vida dos animais, quais devem permanecer no rebanho e como devem ser recriados.
Pode-se determinar se uma bezerra tem potencial genético para ser doadora de embriões ou apenas incorporar o rebanho produtivo como matriz, por exemplo.
Com uma pequena amostra de tecido do animal (pelo, sêmen ou sangue), em qualquer fase de vida, pode-se extrair seu DNA – molécula que contém todas as informações de um ser – e submetê-lo à avaliação.
Como funciona o Precise?
O representante comercial vai até a fazenda e colhe o material. Para isso, tira-se cerca de 20 pelos da calda da fêmea, que ficam adequadamente conservados em um cartão de coleta, fornecido pelo técnico. O material é enviado a matriz da CRI Genética Brasil, em São Carlos (SP), e, posteriormente, encaminhado para os EUA, onde ocorre a análise.
Dentro de 60 a 90 dias o resultado estará nas mãos do representante da CRI, que levará o diagnóstico para o pecuarista, fazendo as recomendações mais adequadas para cada caso.
Mais informações podem ser obtidas no site:
www.crigenetica.com.br
Fonte