Após dez anos da sua primeira edição, foi publicada a segunda edição, revisada e atualizada, do livro “Coleção 500 Perguntas 500 Respostas – Mamão”, produzido pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Tendo como editores técnicos os engenheiros agrônomos Jorge Luiz Loyola Dantas e Davi Theodoro Junghans, da Embrapa Mandioca e Fruticultura, e Juliana Firmino de Lima, professora da Escola de Negócios do Estado da Bahia, a publicação constitui um reforço técnico para o agronegócio do mamão. O Brasil é o segundo maior produtor mundial da fruta, sendo o Espírito Santo e a Bahia os dois estados que mais produzem no país.
“O objetivo do livro é promover maior interação dos diversos segmentos da cadeia produtiva dessa cultura”, explica Aldo Vilar Trindade, chefe adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento, presidente do Comitê Local de Publicações da Embrapa Mandioca e Fruticultura e um dos 28 autores da Embrapa e de instituições parceiras.
Para Jorge Loyola, um dos editores técnicos, a revisão da publicação com o lançamento de sua segunda edição é “importante e necessária no sentido de disponibilizar para os diversos agentes da cadeia produtiva informações novas e mais atualizadas sobre o mamoeiro, possibilitando avanços contínuos no sistema de produção da cultura”.
Todas as 500 perguntas foram coletadas durante a realização de feiras agropecuárias, seminários, dias de campo e palestras e por meio de cartas e mensagens eletrônicas enviadas ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Unidade por produtores rurais, estudantes, técnicos e profissionais.
Fonte
Embrapa Mandioca e Fruticultura