Para disponibilizar as informações técnicas das cultivares desenvolvidas ao longo de mais de três décadas de pesquisa, a Embrapa Hortaliças está lançando a publicação "Cultivares da Embrapa Hortaliças (1981-2013)", que compila dados como características agronômicas, recomendações de plantio, produtividade e outras vantagens dos materiais genéticos gerados pela pesquisa na instituição pública.


Desde o início dos anos 80, o foco dos programas de melhoramento genético de hortaliças da Embrapa tem sido, além da tropicalização de culturas típicas de clima temperado, a melhor qualidade nutricional e a maior tolerância a pragas e doenças. Como resultado, a Unidade disponibilizou quase uma centena de cultivares para a cadeia produtiva de hortaliças, sendo as principais espécies melhoradas: batata-doce, berinjela, cebola, cenoura, ervilha, pimenta e tomate.

"A Embrapa trabalha para desenvolver materiais adaptados às condições brasileiras e, assim, reduzir a dependência tecnológica externa", pondera Warley Nascimento, pesquisador e chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Hortaliças. De acordo com ele, os materiais genéticos gerados por instituições públicas de pesquisa contribuem para que as empresas licenciadas para comercialização de sementes ofereçam ao mercado brasileiro um produto mais adequado ao clima e solo do nosso país.

Na opinião da agrônoma Débora Albernaz, responsável pela edição de texto, a publicação relaciona os resultados das pesquisas de melhoramento genético da Unidade que resultaram em cultivares de interesse para a olericultura brasileira. "Nós fizemos um registro histórico que contém, inclusive, cultivares desenvolvidas em outras instituições de pesquisa, mas com participação da Embrapa Hortaliças", ressalta.

Entre os destaques da publicação estão: cenoura Brasília, primeira cultivar lançada pela Unidade, em 1981, que possibilitou o plantio de cenoura no país mesmo nos períodos da primavera e do verão; a berinjela Ciça e a mandioquinha-salsa Amarela de Senador Amaral, que ocupam grande fatia de mercado nos seus segmentos; a pimenta BRS Sarakura, com significativa participação no mercado brasileiro de molhos de pimenta; e o tomate BRS Sena, primeiro híbrido nacional para processamento industrial.

Para outras informações sobre a publicação "Cultivares da Embrapa Hortaliças (1981-2013)", basta entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão da Unidade pelo telefone (61) 3385-9110.

FONTE

Embrapa Hortaliças
Paula Rodrigues - Jornalista
Telefone: (61) 3385-9109
E-mail: hortalicas.imprensa@embrapa.br

Exibições: 52

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço