O 4º Dia de Campo de Fruticultura será realizado nesta terça-feira (30 de julho), de 8h30 às 12h, na Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) em São João del-Rei. Pesquisadores da EPAMIG irão demonstrar em árvores frutíferas (macieira, figueira, videira e amoreira preta) como deve ser feita a poda no inverno a fim de assegurar boa produtividade.
Trata-se de uma técnica de baixo custo, que auxilia no crescimento da planta e influencia diretamente na produtividade. “Esse tipo de poda promoverá o equilíbrio entre a parte vegetativa e produtiva da planta. Serão cortados ramos doentes, mortos, mal posicionados e que produziram na safra passada. Esses precisam ser retirados para que haja a emissão de novos ramos produtivos”, explica o pesquisador da EPAMIG, Paulo Norberto. Entretanto, o pesquisador alerta para o perigo do desconhecimento da técnica “é preciso saber como e quando cortar, considerando as particularidades de cada espécie frutífera. Se retirarmos os ramos ou estruturas produtivas das plantas, toda a produção poderá ficar comprometida”, alerta.
Os aspectos fitossanitários também serão abordados durante o evento. O pesquisador da EPAMIG Vicente de Carvalho explicará sobre os cuidados após a poda para evitar a proliferação de doenças. “Os produtores vão aprender comoaplicar as caldas bordalesa (sulfato de cobre + cal) e sulfocálcica (cal+ enxofre) no tratamento de inverno. São práticas simples e menos agressivas ao homem e ao meio ambiente que ajudam na redução ou eliminação de microorganismos que possam ter permanecido na planta após a poda e a limpeza”, explica Vicente.
A inscrição para o 4º Dia de Campo de Fruticultura é gratuita e pode ser feita no local do evento. Informações: (35) 3829-1194.
Serviço 4º Dia de Campo de Fruticultura Dia: 30 de julho de 2013 Horário: De 8h30 às 12h Local: Fazenda Experimental Risoleta Neves – Av. Visconde do Rio Preto, s/n,Campus da UFSJ - CTAN
Fonte
Portal Dia de Campo
|