Agricultores da região dos Campos Gerais, no Paraná, devem colher uma boa safra de kiwi. Como a fruta precisa de frio, o inverno rigoroso, do ano passado, ajudou a garantir uma boa produtividade.
Ela é exótica e uma das poucas frutas de coloração verde quando madura por causa da concentração de clorofila. Cresce o consumo do kiwi e também a produção. A expectativa é de uma safra recorde em Mallet, com 280 toneladas.
O frio intenso do último inverno e incentivos aos produtores fizeram com que o número de propriedades com pés da fruta se multiplicassem nos Campos Gerais.
Mallet ainda não é o maior produtor de kiwi do estado, fica atrás de Antônio Olinto, também na região centro sul do Paraná. A produção da fruta garante uma alternativa de renda para os pequenos produtores da cidade.
Muitos produtores trabalhavam com o fumo e o kiwi entrou como uma aposta, uma alternativa de produção.
A família dos irmãos Arcizo e Alfredo foi a pioneira, há 23 anos. Da propriedade deles, devem sair 40 toneladas da fruta. “Este ano, a produção está melhor porque tivemos até neve no inverno”, diz Alfredo Drewnowsky.
Os produtores também aproveitam o kiwi pra produzir outros produtos, como geleias, vinhos e licores. O vinho tem um dos processos de fermentação mais demorados, em torno de um ano, até ficar no ponto de degustação.
As delícias de Mallet estão ganhando o mercado e a produção abastece os supermercados da região e as Centrais de Abastecimento de Curitiba e de São Paulo.
Fonte
Globo Rural