Boas notícias para os produtores de banana do Brasil. Na tarde de terça-feira (13), o Ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, recebeu o setor e assegurou que não haverá a importação da fruta do Equador. Já o secretário do Ministério da agricultura, Sereni Paludo, disse que a Instrução Normativa n° 3, da Secretaria de Defesa da Agropecuária, que autoriza importação das bananas oriundas do Equador, será revogada. 

O setor produtivo retornou de Brasília aliviado, mas continua vigilante. Associações de produtores, prefeitos e parlamentares de SC e de SP acompanharam a audiência, preocupados com a importação da fruta que confrontaria com o produto nacional de forma desleal. No Equador a atividade é fartamente subsidiada por empresas multinacionais. 

O estrago seria grande como ficou claro na audiência pública realizada no dia 8 em Guaramirim, que resultado num dossiê entregue ao ministro Mercadante pelo deputado Carlos Chiodini, que presidiu aquela sessão na Uniasselvi/Fameg. O presidente da Associação de Bananicultores de Guaramirim, Jaime Teodoro de Ávila, acompanhou a comitiva na audiência e disse que o resultado do encontro é uma conquista, resultado de inúmeras mobilizações na tentativa de barrar a entrada do produto estrangeiro.

"Ele disse que este governo não trabalha com a possibilidade de importar banana do Equador". Já o deputado Carlos Chiodini, presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa de SC levou o dossiê da audiência pública realizada no dia 8 de maio em Guaramirim com produtores do Litoral Norte do Estado, que repercutiu em Brasília. 

Chiodini observou que a mobilização surtiu efeito e que houve uma vitória importante para os bananicultores que não serão mais afetados, provisoriamente. A revogação da Instrução Normativa é que vai, definitivamente, aliviar plenamente o setor, o que ainda não aconteceu.

Fonte

Exibições: 38

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço