Ndalatando - O programa de fomento da fruticultura, em curso no Planalto de Camabatela (Cuanza Norte), está a beneficiar cerca de três mil produtores organizados em associações e cooperativas de camponeses, informou hoje, segunda-feira, à imprensa, em Ndalatando, o coordenador do projecto, Silvano Cuto.

A iniciativa do Ministério da Agricultura está a ser implementada nos municípios de Ambaca (Cuanza Norte), Negage (Uíge) e Calandula (Malanje), onde foram já distribuídas cinco mil e 800 mudas de plantas frutícolas e 170 bombas manuais para regadio a aproximadamente três mil produtores organizados em cooperativas.

Disse constarem entre as plantas distribuídas aos camponeses no quadro do fomento da fruticultura, mudas de bananeiras, laranjeiras, maracujá, morango, ananás, tangerina e limoeiro.

Silvano Cuto esclareceu que para o êxito do projeto, os camponeses abrangidos no processo foram capacitados sobre técnicas modernas para a prática da fruticultura e consequente alcance dos objetivos preconizados.

A par da produção agrícola, o Planalto de Camabatela compreende um território de Angola com grande potencial para a criação de gado.

Constituído por um território de um milhão e 217 mil hectares, o Planalto de Camabatela conta atualmente com cerca de trezentas fazendas reativadas que congregam mais de 15 mil cabeças de gado bovino, caprino e equinos (cavalos).

Fonte

Portal Angop

Exibições: 43

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço