Plantas Aromáticas e Condimentares - Uso Aplicado na Horticultura. Esse é o mais novo título lançado pela Embrapa Hortaliças(Brasília/DF), e que reúne um amplo leque de informações relacionadas às características botânicas e às diversidades de uso dessas plantas, um universo ainda pouco explorado editorialmente. "Existem várias publicações, entre livros e artigos, que abordam o tema, só que a grande maioria voltada para aspectos medicinais, o que limita o conhecimento mais amplo dessas espécies", salienta a bióloga Lenita Lima Haber, da área de Transferência de Tecnologia, que divide a edição técnica do título com a agrônoma Flavia Maria V. T. Clemente, supervisora do setor.
No prefácio, as editoras técnicas reforçam essa análise, quando destacam que o trabalho procurou ampliar a abordagem do tema, ao considerar as respectivas especificidades botânicas e químicas dessas plantas, a exemplo "dos óleos essenciais, suas aplicações, os cultivos, as propagações, as práticas e técnicas de colheita e pós-colheita aplicadas a essas espécies".
Nesse aspecto, Lenita chama a atenção para fato de que a publicação não trata apenas de plantas que são utilizadas para dar melhor sabor aos alimentos, como manjericão, manjerona, alecrim, alho, entre muitos outros. "Além das condimentares, tratamos também do emprego medicinal, a exemplo da camomila, boldo, erva-cidreira, etc., e da linha aromática, com a extração do óleo de várias espécies - como gerânio, lavanda -, um mercado explorado principalmente pela perfumaria".
Dividido em quatro capítulos, o livro teve a participação de pesquisadores da Unidade, da
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília/DF) e do
Instituto Agronômico (IAC) de Campinas (SP). No primeiro,
Características morfológicas, químicas e uso de plantas aromáticas e condimentares, são detalhadas a caracterização, a descrição botânica e a composição química dessas espécies.
Propagação e cultivo de plantas aromáticas e condimentares vem a seguir, com informações sobre a importância do planejamento, escolha das espécies, do local, formas de propagação, sementes, produção de mudas, entre outros.
Já o terceiro capítulo,
Colheita e pós-colheita de plantas aromáticas e condimentares aborda os procedimentos considerados mais adequados para o sucesso do empreendimento, nessa fase pré-comercialização, já que "a qualidade do produto final será grandemente influenciada por essas práticas". No quarto e último capítulo,
Óleos essenciais, são abordados aspectos relacionados aos métodos de extração, composição química, mercado e aplicação dos óleos essenciais.
"No geral, o livro traz um tema para o qual existe uma demanda crescente, e um mercado em expansão", resume Lenita.
VendasO livro está disponível para venda na
Embrapa Informação Tecnológica, localizada no edifício-sede da Embrapa, Parque Estação Biológica - Av. W3 Norte (final). Telefones (61) 3448-4162 e (61) 3448-4008 ou pelo site:
http://vendasliv.sct.embrapa.br.
FONTEEmbrapa Hortaliças