Os agricultores de Floresta do Araguaia, no Pará, estão conseguindo colher o abacaxi mais cedo graças ao uso da irrigação. Desta maneira, é possível vender a fruta na entressafra e ganhar mais.
O município é reconhecido como a cidade do abacaxi, com direito a monumento na praça.
Segundo a Secretaria de Agricultura, as lavouras empregam 70% da mão de obra do município. No auge da colheita, 60 caminhões são carregados todos os dias.
Floresta do Araguaia tem 13,2 mil hectares em área plantada, o que corresponde a 460 milhões de pés de abacaxi. A previsão para este ano é colher 230 milhões de frutos, 10% a mais, comparado à safra de 2013. O aumento na produção é devido à irrigação, uma técnica que começa a ser adotada pelos agricultores da região.
A colheita do abacaxi em Floresta do Araguaia começa no final de janeiro e segue até junho. Mas o agricultor Edinaldo Alves já está colhendo desde o início de dezembro porque irrigou na estiagem, de junho à setembro.
Rafael Alves trabalha em uma lavoura irrigada colhendo abacaxi e com o dinheiro do serviço já comprou moto e casa. “Ajuda muito a gente e outras famílias. Se não fosse o abacaxi na região, Floresta estava lá embaixo”, diz.
Fonte
G1