De 15 a 28 de fevereiro de 2014. Esse é o prazo das inscrições para apresentação de resumos ao 53º Congresso Brasileiro de Olericultura (CBO), que será realizado no período de 28 de julho a 1 de agosto de 2014, na cidade de Palmas, em Tocantins. O tema escolhido - "A Olericultura na Amazônia Legal: Perspectivas de Desafios" - tem como proposta oportunizar aos diversos setores que compõem a cadeia produtiva a discussão sobre os avanços tecnológicos e as estratégias para o aumento da produção e do consumo de hortaliças. Informações e modelo de resumo podem ser acessados neste link

De acordo com os organizadores, entre os principais objetivos do 53º CBO estão a divulgação dos resultados das pesquisas ligadas à produção de hortaliças e a promoção de encontros de profissionais do ensino, pesquisa, assistência técnica, extensão rural e da agroindústria, que têm a olericultura e as plantas medicinais como áreas de interesse comum. Sob esses enfoques, o congresso será palco para apresentação de palestras, mesas redondas, fóruns de discussões e trabalhos científicos produzidos por pesquisadores, produtores e acadêmicos de graduação e pós-graduação de todas as regiões do Brasil.

Visto como uma excelente ferramenta para difusão de tecnologia, o congresso possibilita a aproximação de diferentes públicos que têm a oportunidade de conhecer, discutir e trocar experiências acerca das novas tendências tecnológicas dentro do processo de produção de hortaliças. A importância do tema, para o pesquisador e chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Hortaliças (Brasília/DF) Warley Nascimento, deve-se ao fato de a região representar um imenso desafio para a pesquisa.

"Os desafios são grandes numa região onde as difíceis condições climáticas e a falta de tecnologias adaptadas interferem negativamente na produção de hortaliças; assim, o tema desse congresso vem ao encontro da necessidade de ações mais propositivas, notadamente na tropicalização das hortaliças, visando atender a produção local e com isso reduzir a dependência de importação", opina o pesquisador.

Amazônia

A Amazônia Legal é uma área que corresponde a 59% do território brasileiro e engloba a totalidade de oito estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do estado do Maranhão. O conceito de Amazônia Legal foi instituído em 1953 e seus limites territoriais decorrem da necessidade de planejar o desenvolvimento econômico da região e, por isso, não se resumem ao ecossistema de selva úmida, que ocupa 49% do território nacional e se estende também a oito países vizinhos.

FONTE

Embrapa Hortaliças

Exibições: 47

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço