Europa continua potencial compradora de hortaliças e frutas (Foto: Sebastião Nascimento)
Evento apresentou rodadas de negócios
por Sebastião Nascimento, de Madri (Espanha)
Uma das novidades apresentadas pelos organizadores da 5ª Feira Internacional do Setor de Frutas e Hortaliças, que termina nesta sexta-feira (18/10), em Madri, Espanha, foram as rodadas de negócios que colocaram na mesa de diálogo exportadores e importadores. "A oportunidade foi excelente para analisar o presente e o futuro do mercado europeu e de outros continentes. O que sentimos é que, no geral, a crise econômica ainda não foi embora, porém, a comercialização de frutas e hortaliças não sofreu impactos fortes e a Europa continua potencial compradora”, afirma Marcel Fernandes Bertin, diretor da Daros BR, empresa exportadora que tem sede em Mogi Mirim, no interior paulista.
Ele disse ainda que, se não fechou negócios imediatamente na rodada, estabeleceu contatos os quais seguramente deverão se viabilizar em breve. "Numa única viagem encontrei os meus clientes e conversei com representes de 15 empresas. Foi muito proveitoso", diz o empresário, cuja empresa envia para a Europa as médias de 80 toneladas ao mês de limão, 40 toneladas de manga e 5 toneladas de abacate. "Todo final de ano embarcamos 20 toneladas de figo", diz.
Fernandes adianta para Globo Rural a proposta dos exportadores europeus de frutas e hortaliças. "Eles estão focados na Copa do Mundo, em 2014, e nas Olimpíadas de 2016." E tem mais: "Os europeus já sabem que o poder de compra do brasileiro melhorou bastante."
Participante da feira de Madri desde o seu início, há cinco anos, Marcelo Alves, da Fermac Cargo, de Campinas, também no interior paulista, concorda com Fernandes. "Europa e Estados Unidos jamais irão deixar de consumir alimentos tão essenciais como frutas e verduras. A crise afetou um pouco, mas o futuro promete ser bastante positivo", diz Alves, cuja empresa agencia cargas aéreas, ou seja, as despacha. Ele também participou das rodadas de negócio e as achou estratégicas. "A cada ano a feira de Madri inova e amplia as oportunidades para negócio. Para nós sempre valeu a pena vir a Espanha", afirma. Pelo menos 30 mil visitantes são aguardados até o final da feira de Madri.
Fonte
Revista Globo Rural