O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) preparou uma unidade de maracujá amarelo no Show Rural 2014, onde apresenta técnicas de polinização manual, uso de quebra-vento, espaçamento, sistemas de condução das plantas e, ainda, cultivares que estão em fase final de avaliação para lançamento comercial. “São materiais de alta produtividade, que dão frutos de bom tamanho, formato, peso e coloração”, explica a pesquisadora Neusa Stenzel.
A produção da fruta pode ser uma boa opção de renda para a agricultura familiar. De acordo com a pesquisadora, pomares bem conduzidos podem render até 60 toneladas de frutos por hectare, em duas safras anuais. Ela enfatiza, no entanto, que a cultura não deve ser implantada em áreas sujeitas à ocorrência de ventos frequentes e geadas severas.
O interesse pela cultura de maracujá amarelo vem se expandindo entre produtores das regiões Norte, Noroeste e Litoral do Paraná. No Oeste, o Iapar trabalha a introdução do cultivo da fruta em pequenas propriedades de municípios situados às margens do lago de Itaipu.
Fonte
Portal Dia de Campo
|