CIRCUITO FRUTIFICAMINAS 2013

        O cenário socioeconômico da fruticultura no Estado de Minas Gerais, apresentou  no ano de 2012, mais de 140 mil hectares de área plantada, produção de mais de 2,5 milhões de toneladas, presente de forma comercial em 500 municípios mineiros, mais de 28.000 produtores familiares atendidos  gerando mais de 500 mil empregos diretos e indiretos.
        Diante deste cenário a EMATER-MG em 2010 realizou o  I Circuito FRUTIFICAMINAS e propõe realizar em 2013 o IV Circuito FRUTIFICAMINAS.
        O objetivo do circuito é a difusão de tecnologia visando  a melhoria na quantidade e qualidade das frutas produzidas, redução de custos de produção, aumento da renda do produtor, manutenção de empregos no setor,  a melhor participação do estado no mercado nacional e internacional e por fim, porém mais importante a  sustentabilidade dos fruticultores na atividade. Inicialmente a intenção é que o circuito ocorra em municípios estratégicos com  apoio das Gerencias Regionais, da Diretoria da Empresa e do Prefeito Municipal.

        Para que o Circuito se fortaleça e se consolide no estado é necessária a participação de todos os atores envolvidos na cadeia produtiva da fruticultura e para tanto, a Emater-MG convida  a todos os interessados para participar na gestão deste evento.
        Em 2013, o circuito  aconteceu em 17 regiões produtoras e estratégicas do Estado. Participaram nas etapas de 2012 mais de 2.000 produtores, 202 municípios tiveram representantes, mais de 100 técnicos da EMATER-MG, mais de 90 técnicos do setor e também associações e cooperativas de produtores ligados a fruticultura como a APRANU, FRUTILAVRAS, FRUTIVALE, CAMPO DAS VERTENTES, e outras. A primeira etapa aconteceu Taiobeiras no Norte de Minas Gerais com o foco nas frutas do cerrado com especial atenção ao Pequi.

Exibições: 54

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço