A Secretaria de Agricultura de Guarapuava lançou na tarde de terça-feira, 3, o projeto pequenas frutas. Dentro do programa Vida Rural, a iniciativa vai auxiliar agricultores familiares na produção de frutas como morango, mirtilo, phisalis e amora. Na primeira etapa, 17 produtores foram contemplados com um kit para o plantio.
“Eles receberam o calcário, para a correção de solo, a muda que é importada do Chile, a lona e os arcos para a estufa em túnel e a lona para proteger o morango da terra”, contou o secretário de Agricultura de Guarapuava, Itacir Vezzaro. A expectativa é que em 60 dias os agricultores comecem a produzir.
É uma iniciativa à diversificação da propriedade e incremento de renda para os produtores. A maioria deles trabalha apenas com hortaliças. “Nós tínhamos a intenção de trabalhar com fruta e agora com o incentivo da prefeitura vamos conseguir”, disse o agricultor familiar da região do Jordão, Leonardo Szendela, 54. Ele destacou que essa atividade quem vai gerir é o filho e que escolheu a modalidade semi-hidropônica, onde os canteiros são elevados.
Fonte