(*) por Mony Belon
O consumo brasileiro de fertilizantes foi mais baixo durante os primeiros meses de 2015. Esse comportamento tem sua origem em um cenário de menor capacidade de financiamento, devido à rentabilidade mais baixa para as commodities agrícolas e também ao atraso na comercialização da safra 2014/15, causado por diversos fatores conjunturais.
Ainda, a elevação da taxa de câmbio acabou sendo transferida imediatamente para os insumos importados, enquanto as commodities agrícolas enfrentam particularidades que causam um descasamento temporal entre custos e receitas. Essa situação tem tornado a aquisição de fertilizantes efetivamente mais cara para os agricultores, que tem adiado suas compras, gerando também a perspectiva de uma redução nas aplicações para a safra de verão.
Ainda que seja confirmado o recuo da demanda brasileira por fertilizantes, a dimensão desse movimento não deve ser suficiente para afastar a possibilidade de stress logístico para a importação e escoamento desses produtos até outubro, quando se encerra a janela de aquisição de fertilizantes para o próximo ciclo.
A concentração das importações de fertilizantes em um curto período de tempo pode acabar congestionando os portos brasileiros e refletir em oferta insuficiente para os ‘compradores de última hora’, como pode ser visto em detalhes no estudo especial “Atraso na aquisição de fertilizantes em 2015: Haverá consequências para a logística?” realizado pela INTL FCSTONE.
Nesse sentido, a ocorrência de escassez doméstica de fertilizantes entre os meses de julho e outubro provocaria um movimento de alta para os preços internos do Brasil. A recuperação do volume de importações a partir do mês de junho é um fator crucial para a evolução da oferta doméstica de fertilizantes nesse período, podendo levar a problemas de abastecimento caso demonstre desempenho fraco.
Os valores preliminares dos line ups de navios de fertilizantes para junho/15 evidenciam que a retração das importações será mantida, contribuindo para acentuar as preocupações quanto a um ‘caos logístico’ nos portos brasileiros. Ao todo, 91 navios chegarão aos portos brasileiros durante este mês, contra 112 em junho/14. Em termos de toneladas, o total é de 1,533 milhão em junho/15, contra 2,012 milhões em junho/14. Os gráficos abaixo resumem os dados:
Line ups: Junho (Navios)
Fonte: Wilson Sons. Última atualização: 11/06/2015
Line ups: Junho (mil toneladas)
Fonte
Wilson Sons. Última atualização: 11/06/2015
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