No próximo dia 10 de setembro, em São Paulo, pesquisadores, produtores e especialistas se reúnem para discutir a situação de três novas pragas identificadas em lavouras do País. 'Panorama das Pragas: painel técnico sobre novas pragas no Brasil' debaterá os possíveis impactos com o surgimento recente de pragas que já estão atingindo, inicialmente, culturas de soja e algodão.
O encontro é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária, SBDA, com apoio da Associação Nacional de Defesa Vegetal, Andef.Pesquisadores da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará, ADAGRI; do Instituto Matogrossense do Algodão (IMA-MT); e da Universidade Federal de Santa Maria (RS) explanarão, respectivamente, sobre as pragas: Melanagromyza spp., Helicoverpa spp. e Amaranthus palmeri.
'A Amaranthus palmeri é a principal planta daninha dos algodoeiros americanos e foi detectada no Brasil em junho último, no estado do Mato Grosso e o governo brasileiro rapidamente iniciou ações para evitar sua disseminação', comenta a bióloga Regina Sugayma, encarregada da coordenação do painel.'A moscaMelanagromyza é conhecida há alguns anos no Brasil e não tinha muita importância mas, recentemente, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria encontraram danos significativos em lavouras da soja. Com relação à Helicoverpa, têm sido observadas algumas situações atípicas no Ceará e não há clareza sobre tratar-se da conhecida Helicoverpa armigera ou de outra espécie', explica a pesquisadora.
Com este debate, os realizadores pretendem aumentar o nível de informação dos produtores para que estes permaneçam atentos à ocorrência de novas pragas em suas lavouras.
Serviço:
Panorama das Pragas - Painel Técnico sobre novas pragas de grandes culturas no Brasil
Dia 10 de setembro de 2015das 9h às 13h00
Hotel Address - Rua Amauri, 513 - Itaim Bibi - SP
Inscrições (gratuitas): www.bit.do/painelpragas
Informações: (31) 3466.2161
Vagas limitadas.
Fonte
Comunicação Andef