Nematoides são vermes minúsculos, presentes naturalmente no solo e visíveis apenas através de microscópio. Andressa explica que, em situações de desequilíbrio populacional, normalmente causado pela monocultura, eles parasitam as raízes das plantas, prejudicando o desenvolvimento das lavouras.

Segundo a pesquisadora, os nematoides são encontrados em cerca de 90% da área utilizada para o plantio de soja no Paraná. “Em âmbito nacional, estima-se que esses organismos causem mais de 30% de prejuízos à produção”, complementa Andressa.

Programa

A grade de conferências, palestras e painéis do 32º Congresso Brasileiro de Nematologia foi estruturada a partir de temas atuais e que desafiam a comunidade científica, entre eles o uso de ferramentas biotecnológicas, métodos estatísticos adequados ao estudo desses organismos e as implicações técnicas e éticas envolvidas no credenciamento de laboratórios.

Serão ainda discutidos aspectos que interessam mais de perto ao setor produtivo, como o manejo de nematoides em lavouras de cana-de-açúcar e de soja. A programação completa está disponível em www.cbn2015.com.br, onde também é possível fazer inscrições e submissão de trabalhos.

A 32ª edição do Congresso Brasileiro de Nematologia é uma realização do IaparEmpresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária(Embrapa), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e GDM Seeds, entidades que têm o apoio da AdamaBalagroBayerCooperativa AgráriaUniversidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Paranaense(Unipar), Laboratório NemaBrasilEmater-PRFundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agronegócio (Fapeagro) eLondrina Convention & Visitors Bureau.

Serviço

32º Congresso Nacional de Nematologia
Data: 19 a 22 de junho de 2015
Local: Hotel Sumatra
Endereço: Rua Souza Naves, 803 – Londrina-PR

Informações: www.cbn2015.com.br

FONTE

Instituto Agronômico do Paraná
Assessoria de Imprensa do Iapar
Edmilson Gonçales Liberal – Jornalista
Telefone: (43) 3376-2465

Exibições: 55

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço