O Sebrae completou 41 anos ontem (09/10/13) como uma das principais instituições de apoio ao empreendedor brasileiro. Com seis programas nacionais voltados ao atendimento de micro e pequenas empresas e já tendo levado os ensinamentos de empreendedorismo a mais de 2 milhões de empresários nos últimos anos, a instituição marca 2013 com a implementação de mais dois novos programas: Educação Empreendedora e Encadeamento Produtivo.
O Brasil desponta em quarto lugar no ranking global de empreendedorismo com 37,4 milhões de empreendedores no país, atrás apenas da China, Estados Unidos, e Nigéria. O suporte do
Sebrae ajudou a mudar o perfil do empresariado brasileiro, tornando cada vez mais forte o surgimento de empresários que abrem um negócio como alternativa de investimento e não por falta de opção.
Em dez anos, o percentual de pessoas que decidiram empreender por oportunidade subiu de 44% para 69%. Em 2002, eram 56% por necessidade. Em 2012, esse percentual caiu para 31%. Os dados são da pesquisa
Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2012). "O melhor é que nossos dados apontam para uma tendência de empreendedorismo por oportunidade. Ou seja, o brasileiro hoje abre um negócio não porque não tem outro jeito, mas porque acredita que ser empresário é a melhor opção para ele", afirma o presidente do
Sebrae, Luiz Barretto.
Já tendo ensinado conceitos de empreendedorismo a milhões de pessoas, o
Sebrae decidiu criar o programa de Educação Empreendedora para desenvolver competências empreendedoras em todos os níveis de ensino no país, com cursos que vão desde o Ensino Fundamental até a universidade.
O programa tem também como público-alvo empresários já formados e que precisam aprender a gerenciar seu negócio. Para isso, há duas frentes principais: o desenvolvimento de competências empreendedoras e a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho.
EstratégicoDesde 2009, o programa vem sendo considerado pela instituição um dos objetivos estratégicos para que o
Sebrae cumpra sua nova missão, que é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas, além de fomentar o empreendedorismo. Ao elevar a Educação Empreendedora ao status de programa, o tema ganha prioridade e relevância em todas as unidades da federação.
O mesmo ocorre com o programa nacional de Encadeamento Produtivo. A instituição tem atualmente um portfólio de 62 projetos nacionais para promover o encadeamento entre grandes e pequenas empresas e outras parcerias já estão em fase de negociação.
Com investimentos da ordem de R$ 91 milhões, as ações são realizadas em parceria com a Petrobras, Braskem, Vale, Gerdau (fornecedores e serralheiros), Odebrecht e Consórcio Guarulhos Airport. São mais de 13 mil empresas atendidas. Entre 2005 e 2015, a expectativa de negócios sinalizada pelas grandes empresas compradoras em mais de cem rodadas com micro e pequenas empresas ofertantes foi superior a R$ 5 bilhões.
O objetivo do programa de Encadeamento Produtivo é incrementar a competitividade dos pequenos negócios dos setores da indústria, comércio, serviços e agronegócios pela inserção competitiva e sustentável desses empreendimentos nas cadeias de valor de grandes e médias corporações. A grande inovação do programa é abranger os quatro setores da economia.
Confira outros programasSebrae Mais: tem como público-alvo a microempresa com dois ou mais anos de vida; mais de nove funcionários; e um modelo básico de gestão, mas que deseje ganhar competitividade e crescer. Reúne oito soluções com foco na gestão: Estratégias Empresairiais; Gestão Financeira; Encontros Empresariais; Empretec; Ferramentas de Gestão; Gestão da Inovação; Gestão da Qualidade; Planejando sua Internacionalização.
Sebraetec -- Serviços em Inovação e Tecnologia: leva tecnologia e inovação às micro e pequenas empresas. Subsidia de 80% a 90% das consultorias tecnológicas para empreendimentos de micro e pequeno porte. Atua nos seguintes temas: qualidade, produtividade, design, tecnologias da informação e comunicação (TIC), propriedade intelectual e sustentabilidade.
Agentes Locais de Inovação (ALI): estimula os empresários a serem proativos em inovação, com motivações como a busca pela diferenciação frente à concorrência. Os agentes são bolsistas do
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq) que visitam as pequenas empresas acompanhadas pelo programa. Ao invés de esperar ser procurado pelos empresários, o
Sebrae vai até eles, faz um diagnóstico de gestão da empresa e da sua capacidade inovativa.
Negócio a Negócio: é uma consultoria simplificada em gestão para empreendimentos e caracteriza-se pela visita de um agente à sede do empreendimento. É indicado aos que estão se iniciando no empreendedorismo ou recém-formalizados que querem crescer. São realizadas, no mínimo, três visitas a cada empreendimento.
Sebrae nos Territórios da Cidadania: a proposta do programa é levar a instituição, com todos os seus produtos e serviços, para localidades ainda não atendidas e reforçar o atendimento onde o
Sebrae já está presente. Tem o propósito de interiorizar a atuação do
Sebrae, de modo a apoiar a formalização de trabalhadores por conta própria e a implementação da
Lei Geral da Micro e Pequena Empresanos municípios.
Sebrae 2014: tem o objetivo de identificar, disseminar e fomentar as oportunidades de negócios antes, durante e depois da Copa de 2014. Em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o
Sebrae realizou o estudo Copa do Mundo da FIFA 2014: Mapeamento de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Cidades-Sede, que englobou setores prioritários da economia, como construção civil, turismo, moda, etc.
FONTEAgência Sebrae de NotíciasTelefone: (61) 2107-9300