Joel Sugano media debate com  Evaldo Vilela, Marcelo Mello e Fernando Barros
“O importante é ser ousado”. Esta frase marcou a primeira palestra do V Seminário de Empreendedorismo e Inovação (Siminove), realizado ontem, quarta-feira, 14, no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Com esta expressão o professor Sérgio Perussi, assessor Educacional da Agência USP de Inovação, destacou como deve ser o perfil de um empreendedor.
O mediador do evento, professor Joel Yutaka Sugano, do Departamento de Administração e Economia (DAE) da UFLA, também ressaltou a importância do papel das instituições de ensino superior na motivação e auxílio aos futuros empreendedores. “A universidade precisa estar mergulhada em um ambinete que propicia a inovação”, enfatizou.
O Siminove promove a cultura do empreendedorismo acadêmico e a inovação tecnológica nas universidades de Minas Gerais. Marcelo Mello, fundador e CEO da STA e um dos palestrantes do evento conhece bem o desafio de empreender. A empresa dele desenvolve tecnologias e soluções para o processo de carbonização, que vão desde consultorias e softwares, além de produtos mecânicos e eletrônicos. Com resultados expressivos, a STA já trabalhou com grandes empresas como, por exemplo, Aperam, Gerdau, ArcelorMittal, Rima, entre outras. A empresa foi escolhida como a melhor startup do estado de Minas Gerais durante a E-Week, no ano passado e reside no Parque Tecnólogio de Belo Horizonte, o BHTec, mais conhecido como San Pedro Valley.
Outra presença de destaque no seminário realizado na Ufla, é a do professor Henrique Lemes, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), que falou sobre o tema Interação ICT-Empresa. Lemes foi palestrante da Campus Party Brasil 2014, considerado o maior evento de tecnologia, inovação, criatividade e cultura digital do mundo.
Sucesso
Com o Salão de Convenções lotadao, o V Seminário de Empreendedorismo e Inovação foi sucesso. Todos os palestrantes ficaram surpresos e contentes com os mais de 400 inscritos no evento, contando com a presença de universitários de outros municípios, como São João Del Rei. O professor Sérgio Perussi, da USP, ficou encantado em ver o auditório lotado em plena quatro horas da tarde de um dia letivo. Outros fatores que marcaram o evento, foi a sintonia, até informal, entre palestrantes e plateia. O professor Joel Sugano, da Ufla, surpreendeu como mediador dos debates, utilizando de recursos digitais, por meio do qual pessoas via Twitter e Facebook enviavam perguntas. 
A interativa foi uma das marcas do Siminove. A equipe do Sistema Mineiro de Inovação, jornalistas, organizadores, derão um show, com o evento sendo transmitido em tempo real via Youtube e atualizações minuto a minuto via Twitter e Facebook.
Fonte

Exibições: 85

© 2025   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço