O Grand Challenges Explorations (GCE) da Fundação Bill e Melinda Gates é um programa de financiamento que busca propostas inovadoras e de impacto para combater problemas globais de saúde, agricultura e desenvolvimento. O programa não exige do candidato qualquer titulação acadêmica, mas seleciona projetos com base em sua solidez e potencial de inovação. O GCE está aberto a estudantes, pesquisadores e cientistas de diversas áreas. Jovens empreendedores da iniciativa privada e de ONGs também podem concorrer.
Os participantes selecionados recebem 100 mil dólares para colocar seu projeto em prática. Desde 2011, a Fundação Bill & Melinda Gates mantém uma parceria com Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) de 17 estados brasileiros. Pelo acordo, os pesquisadores brasileiros destes estados que forem contemplados no GCE recebem um financiamento adicional de 50 mil a 100 mil dólares por projeto.
No ano passado, três brasileiros tiveram seus projetos aprovados: o engenheiro mecânico Ricardo Capúcio de Resende, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), o engenheiro agrônomo Mateus Marrafon, pesquisador do Instituto Kairós, de Itu (SP) e o farmacêutico Floriano Paes Silva Junior, da Fiocruz.
O GCE realiza duas chamadas por ano e contempla aproximadamente 60 projetos por rodada. A 13ª edição busca ideias e soluções dentro dos cinco tópicos abaixo:
1. Novas maneiras de medir o desenvolvimento cerebral fetal e de crianças com até 1 ano;
2. Novas maneiras de trabalhar juntos: estratégias de integração de serviços de saúde já existentes para aumentar o alcance de intervenções comunitárias em doenças tropicais negligenciadas;
3. Promoção de comportamentos saudáveis: engajar, quebrar paradigmas e superar obstáculos;
4. Ferramentas e modelos inovadores para apoiar intervenções em distúrbios entéricos; e
5. Inovações nos sistemas de prestação de contas e de feedback em projetos de desenvolvimento agrícola.
O prazo para concorrer online se encerra dia 6 de maio de 2014.