Ideias e projetos inovadores concorrem a R$ 900 mil, missão técnica internacional e cursos de educação executiva. Os vencedores serão conhecidos em maio de 2015, em cerimônia a ser realizada em São Paulo


Começaram no dia 22 de outubro, e vão até 7 de dezembro de 2014 as inscrições para o Prêmio Nacional de Inovação Edição 2014/2015. Podem concorrer empresas de micro, pequeno, médio e grande portes de todo o Brasil que disputarão R$ 900 mil pré-aprovados no Edital Senai SESI de Inovação, além de missão técnica internacional e cursos de educação executiva. Os projetos devem ser inscritos exclusivamente pela internet, no site do Prêmio. Os vencedores serão anunciados em cerimônia em maio de 2015, em São Paulo.

Prêmio Nacional de Inovação é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Movimento Brasil Competitivo (MBC). "A capacidade de inovar é fundamental para mostrar como a inovação eleva os lucros e se converte em crescimento econômico e mais oportunidades para o país", destaca a diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Gianna Sagázio.

Para o presidente do Conselho Superior do MBC, Elcio Anibal de Lucca, o Prêmio consolida um movimento em busca da inovação, ativo chave para gerar competitividade. "As empresas que desejam se manter competitivas no mercado devem ser capazes de se reinventar à velocidade demandada pelos novos anseios e necessidades da população. Por isso a importância de reconhecer iniciativas que valorizam ideias e soluções criativas no setor industrial brasileiro", afirma Lucca.

"Até pouco tempo, havia o mito de que investir em tecnologia era algo caro e restrito a grandes empreendimentos. Buscamos desmistificar a concepção que alguns empreendedores têm de que inovação exige altos recursos ou que se limita a equipamentos tecnológicos. A inovação em processos de gestão ou controle de desperdício pode levar, por exemplo, a uma maior produtividade e redução de custos", completa o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Nas três últimas edições de Prêmio, houve expressivo crescimento do número de projetos inscritos -- prova de que a inovação se consolida como principal instrumento de conquista de novos mercados. Em 2011, foram 427. Em 2012, 981. Já no ano passado, foi registrado um recorde: 2022 inscrições.

Categorias

Prêmio Nacional de Inovação tem o apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). As empresas podem concorrer em quatro categorias.

* Gestão da Inovação -- busca reconhecer métodos, técnicas e ferramentas de gestão da inovação que estabeleçam um ambiente propício ao desenvolvimento de projetos inovadores.

* Inovação Tecnológica -- valoriza projetos de produtos ou processos que contribuem para o aumento dos níveis de competitividade da empresa.

* Inovação em Modelo de Negócio -- premia a forma como projetos são levados ao mercado a fim de aprimoramento de modelos de negócio capazes de gerar impactos na empresa.

* Agente Local de Inovação -- direcionada às micro e pequenas empresas atendidas pelo Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae nos setores de indústria, comércio e serviço. 

FONTE
Agência Sebrae de Notícias

Exibições: 37

© 2025   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço