A metodologia de Redução de Desperdícios:Cinco Menos que São Mais, desenvolvida pelo Sebrae no Distrito Federal, será apresentada no 3º Seminário Sebrae de Sustentabilidade, que acontece no dia 15 de abril de 2013, em Cuiabá (MT). O evento ocorre no Centro Sebrae de Sustentabilidade, unidade de referência nacional especializada no tema, que tem como missão gerar e disseminar conhecimentos, informações e práticas bem-sucedidas para o atendimento de micro e pequenas empresas. 

A tecnologia Cinco Menos que São Mais, que aperfeiçoa o processo produtivo gerando ganhos econômicos e ambientais, foi nacionalizada no ano passado. Até 2010, a metodologia foi aplicada em cerca de 800 empresas apenas no Distrito Federal.

A proposta do Sebrae no Distrito Federal é orientar os empresários a aumentar a lucratividade por meio da redução de desperdícios e adoção de práticas ambientalmente corretas. Os cinco menos significam produzir gastando menos água, energia, matéria-prima, resíduos e poluição. Os cinco mais alcançados com as medidas são lucratividade, competitividade, satisfação dos consumidores, produtividade e qualidade ambiental.

Ao adotar a metodologia, a microempresa WS Auto Recuperadora de Veículos, localizada em Ceilândia (DF), conseguiu diminuir em aproximadamente 32% o consumo de thinner. O estudo foi iniciado com o levantamento da quantidade de matéria-prima consumida para a produção de 120 peças automotivas. 

A partir dessa análise, estabeleceu-se como foco a redução do desperdício de thinner, o qual é necessário na maior parte do processo de lanternagem e pintura e representa 12,09% da matéria-prima consumida. Como o thinner é usado em diferentes atividades, foram realizadas medições visando quantificar o consumo em cada uma, sendo elas: limpeza pessoal, de equipamentos e diluição da tinta. Foram propostas as seguintes ações de redução de desperdício: preparação das peças; diluição de tintas e primer, e limpeza dos equipamentos.

De acordo com a gestora de Sustentabilidade do Sebrae no Distrito Federal, Ana Maria Araújo, a participação no 3º Seminário Sebrae de Sustentabilidade promove o intercâmbio entre gestores e possibilita o conhecimento de novas iniciativas relacionadas ao tema. "A troca de informações sobre a aplicação metodologias e ações praticadas nos estados é fundamental para avaliarmos resultados e buscarmos as melhores práticas". 

A gestora conta que as empresas-piloto do DF já passaram por avaliação e agora seguem para a etapa em que serão promovidas melhorias nos processos. "O Sebrae busca novas metodologias que possam ser aplicadas nas empresas da região. Cada segmento tem sua peculiaridade e, quanto mais diversificadas forem as soluções, mais abrangência damos aos atendimentos", explica.

A programação do evento conta com duas palestras, sendo a primeira sobre os desafios da sustentabilidade empresarial e a segunda com o tema Gestão Inovadora com Foco em Sustentabilidade. Dois painéis vão apresentar empresas de sucesso relacionadas com os temas Gestão de Resíduos Sólidos e Eficiência Energética. 

Empresários da Agroindustrial Extrema (RN), Água Pura (ES), Plasacre (AC) e Otser (RS) vão contar sobre os desafios, oportunidades e resultados alcançados em seus empreendimentos. O segundo painel contará com a participação dos empresários da PGM Sistemas (MG), Jordão Engenharia (RJ) e Romavil Autocenter (MT).

FONTE

Agência Sebrae de Notícias no Distrito Federal
Redação de Natália Kenupp

Exibições: 39

© 2025   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço