A vida das vacas leiteiras não é mais a mesma. Agora, tudo o que elas fazem é monitorado: tempo de ruminação e ócio, períodos de cio, doenças, estresse térmico e até alterações comportamentais. Isso graças à tecnologia da coleira C-Tech, desenvolvida pela startup gaúcha Chip Inside. O produto, segundo Leonardo Guedes, um dos sócios da empresa, possibilita, inclusive, que manejo no conforto e produtividade de seus animais.

O empreendedor conta que ele e seu sócio, Thiago Guedes, junto com o professor e consultor de veterinária Marcelo Cecim, identificaram uma lacuna de mercado para o agronegócio e pecuária de precisão. “A partir desse momento, e da forte interatividade entre as áreas de engenharia e veterinária, surgiu o produto C-Tech”, afirma Leonardo Guedes.

Hoje, a startup tem 26 colaboradores, entre engenheiros, programadores, administradores e veterinários, e possui um lote inicial em comercialização de aproximadamente mil coleiras. “Estamos negociando com distribuidores e representantes do produto em todo o país e nos preparando para a industrialização em larga escala”, diz o empresário.

Recentemente, a Chip Inside foi uma das selecionadas pelo programa Start-Up Brasil, com bolsa de R$ 186 mil. Leonardo Guedes diz que os recursos serão utilizados na qualificação da mão de obra, aspecto importante para a empresa desde o começo. “Desde a fundação investimos na qualificação das pessoas para a manutenção de uma equipe de desenvolvimento forte.”

Antes de receber esse recurso através de bolsa do programa Start-Up Brasil, a Chip Inside já havia recebido aportes através de editais do Programa de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas (RHAE) do CNPq, que colaboraram para a manutenção de uma equipe altamente qualificada, de acordo com o empreendedor. “Já tivemos três projetos aprovados, sem contar o Start-Up Brasil, para três diferentes produtos de nosso portfólio”, diz Leonardo Guedes. “No total, o investimento supera R$ 1 milhão nos últimos três anos.”

Fonte

G1

Exibições: 34

© 2025   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço