A Cooperalfa e a Aurora Alimentos são as organizadoras do 6º Simpósio Sul de Pós-Colheita de 3 a 5 de junho deste ano, no Centro de Eventos da Associação Atlética e Recreativa Alfa  (Aara), em Linha Monte Alegre – Chapecó.

Inédito em terra barriga-verde o encontro traz este ano o tema central - grãos sadios e a indústria de alimentos e reunirá 450 profissionais ligados aos sistemas de pós-colheita do RS, PR e SC. A chancela institucional é abarcada pela Associação Brasileira de Pós-Colheita de Grãos (Abrapos) presidida pelo pesquisador Irineu Lorini, da Embrapa Soja, de Londrina-PR.

“Buscamos edificar um evento diferente, com a nossa cara e que atenda as necessidades do seu público em gestão e ferramental técnico concebidos no universo das boas colheitas de grãos”.

Temas são fundamentais

Lorini afirmou em reunião preparatória realizada em Chapecó dia 10 de dezembro de 2013, que o agricultor já vem fazendo sua parte elevando as produtividades e o nível da qualidade dos grãos, e que a Abrapos está se impondo pela responsabilidade no sentido de congregar diversas regiões do país “à família do pós-colheita”. Os assuntos que serão tratados em Chapecó dirão respeito à logística da produção, qualidade e classificação de grãos, procedimentos de secagem, contaminantes nos grãos (como as pragas), micotoxinas, segregação e rastreabilidade das cadeias, segurança operacional nas unidades armazenadoras, entre outros.

“Através das discussões sobre essas pautas o evento vai estimular a busca de resultados que promovam a qualidade e a confiança das cadeias alimentares no grão armazenado”, completou o presidente da Abrapos.

O simpósio já ocorreu cinco vezes em solo gaúcho, pela ordem, nas cidades de Passo Fundo, Não-Me-Toque, Santo Ângelo, Panambi e Espumoso. 

Para a edição 2014, conforme disse Giovani Nery,  gerente das fábricas de rações da Aurora, são copromotoras todas as cooperativas ligadas àquela Central que são, além da Alfa, a Copérdia de Concórdia, Caslo de São Lourenço do Oeste, Auriverde de Cunha Porã, Cooperitaipu de Pinhalzinho, A1 de Palmitos, Cotrel de Erechim (RS), Copercampos de Campos Novos, Coopervil de Videira, Coolacer de Lacerdópolis, Coasgo de São Gabriel do Oeste de MS e a Camisc de Mariópolis, no PR. Acrescentou Giovani que várias outras entidades estão sendo integradas no Simpósio como apoiadoras. Citou o Governo de Santa CatarinaC através da Secretaria Estadual de Agricultura, a Epagri e Cidasc, mais a Faesc, Fecoagro, Ocesc/Sescoop, Senar, entre outras.

Representa a Cooperalfa no IV Simpósio Brasil Sul de Pós-Colheita de Grãos, o gerente de Cereais Luis dos Santos que declarou ser uma honra e, ao mesmo tempo, “um largo compromisso da cooperativa por ser organizadora, ao lado da Aurora. Cada entidade coparticipante, pelo excelente momento de expansão de propósitos pelo qual passa a Abrapos e pela relevância dos temas que serão debatidos em Chapecó, têm tudo para ser marcante e único esse encontro”. Luis referenciou a boa e suficiente estrutura que a cidade disponibiliza, a partir do aeroporto e seus vários voos diários além de hotéis “e o próprio local do evento, amplo, agradável e completo”.

O gerente da Cooperalfa lembra que a indústria de equipamentos, máquinas, produtos e serviços está convidada para expor nos 25 estandes disponibilizados, trazendo as inovações tecnológicas que permitirão ao setor de pós-colheita se manter na posição de destaque no agronegócio brasileiro. Reserve seu espaço através do e-mail abrapos@abrapos.org.br.

Mais informações no site: www.abrapos.org.br

Fonte

EAD SENAR

Exibições: 13

© 2025   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço