
O
VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, realizado no âmbito do
Consórcio Pesquisa Café sob a coordenação da
Embrapa Café, será transmitido ao vivo, de Salvador (BA), via internet pela
Rede Social do Café, hospedada na plataforma
Peabirus. Essa será a terceira vez consecutiva que o evento é transmitido ao vivo. A primeira vez foi no VI Simpósio, em 2009, em Vitórias (ES). Desde então, a
Rede Social do Café vem fazendo a transmissão ao vivo dos principais eventos cafeeiros, chegando hoje à soma de cerca de 50 transmissões.
Para assistir ao Simpósio via internet, o interessado deve acessar o site da
Rede Social do Café dos dias 25 a 28 de novembro de 2013, quando será realizado o evento, e acessar banner específico que direcionará para as transmissões.
Para o mediador da comunidade virtual, o pesquisador do
Instituto Agronômico (IAC) de Campinas (SP) Sérgio Parreiras Pereira, as informações técnico-científicas debatidas durante o evento e repassadas em tempo real poderão ser assimiladas pelo público internauta em qualquer lugar do mundo, de forma prática e econômica, o que aumenta exponencialmente o poder de comunicação e encurta distâncias.
Além disso, permite a disseminação e construção coletiva do conhecimento de café, uma vez que pesquisadores, técnicos, professores, estudantes universitários, extensionistas, lideranças de associações e cooperativas, empresários, cafeicultores e demais segmentos do agronegócio café, imprensa especializada e comunidade em geral que acessarem via internet às discussões do VIII Simpósio poderão aplicar e multiplicar esse conhecimento de acordo com sua área de atuação.
Além da transmissão em tempo real, o conteúdo técnico-científico do VIII Simpósio ficará disponível para acesso no denominado "Cardápio do Conhecimento" ou "Cardápio de Palestras". Essa filosofia de compartilhamento de conteúdo técnico-científico tem contribuído também para o processo de transferência de tecnologias de café.
O "Cardápio" vem sendo considerado uma das grandes inovações do setor cafeeiro, pois possibilita a quebra de barreiras geográficas, temporais e financeiras. "Geralmente, além do vídeo gravado com as palestras, ficam disponíveis também as apresentações em Power Point, o que possibilita acompanhar os slides apresentados", completa Parreiras.
Sobre o SimpósioSegundo Parreiras, o Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil é esperado por todos, pois possibilita oportunidade de troca de informações entre a comunidade científica e o setor cafeeiro e ampliação da integração das instituições e pesquisadores que compõem o
Consórcio Pesquisa Café.
"O Consórcio é como se fosse uma
Rede Social composta por pesquisadores, professores universitários e extensionistas e o Simpósio é a congregação de todos eles entre si e com o público interessado nos resultados das pesquisas de café. O evento também presta contas à sociedade do dinheiro investido e abre possibilidade de articulação para projetos futuros que atendam às crescentes demandas do setor produtivo por soluções tecnológicas. Estive presente em todos os Simpósios e a expectativa é que esta edição mantenha a excelência das demais. Retornamos à Bahia com um Consórcio mais maduro, mais robusto e participativo", avalia o mediador e pesquisador.
Sustentabilidade e inclusão social em debate -- O
VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil vai apresentar 306 trabalhos técnico-científicos em forma de pôsteres, dos quais 20 terão apresentação oral. O tema desta edição do evento é "Pesquisa Cafeeira: Sustentabilidade e Inclusão Social".
O evento também conta com a realização de três palestras principais ("Avanços e desafios do
Consórcio Pesquisa Café", "Tendências de consumo e novas oportunidades para os cafés do Brasil" e "Tecnologias aplicadas à sustentabilidade da cafeicultura"), oito minicursos, quatro oficinas de trabalho e quatro mesas-redondas sobre assuntos variados relacionados à cultura do café, visitas técnicas e a presença de renomados pesquisadores e expoentes do agronegócio. Espera-se mais de 800 participantes.
O VIII Simpósio conta com o apoio do
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri),
Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA),
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e as demais entidades consorciadas.
O evento é realizado a cada dois anos, desde 2000, e promove ampla discussão da comunidade científica com os diversos setores da cadeia produtiva do café para garantir o aumento da competitividade, melhoria da qualidade do produto e a sustentabilidade do setor cafeeiro.
Informações e inscriçõesInscrições e informações pelo site
www.simposiocafe.sapc.embrapa.br.
As inscrições estão sendo efetuadas somente via internet, no site do evento, até o dia 23 de novembro. Após essa data, somente serão realizadas no local do evento. Para se inscrever,
acesse aqui.
FONTEEmbrapa Café