Medida é essencial para assegurar renda para os produtores






Medida essencial para assegurar renda para os produtores de café, os leilões de contratos de opção para o grão devem ser realizados no início de setembro. A expectativa é de que os leilões aconteçam antes do seminário de comemoração do Centenário da Organização Internacional do Café (OIC), que será realizado de 9 a 13 de setembro, em Belo Horizonte (MG). 

O prazo foi anunciado hoje, durante reunião do Conselho Deliberativo da Política Cafeeira (CDPC), em Brasília. O presidente da Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Breno Mesquita, lembrou que os cafeicultores não têm como esperar “muito mais tempo pelos leilões de opções”. Afinal, concluiu, “a colheita da safra 2013/2014 está praticamente concluída e as medidas de apoio ao setor ainda não chegaram”, afirmou. 

Segundo ele, grande parte da safra, estimada em torno de 48 milhões de sacas de 60 quilos, foi comercializada pelos produtores a preços inferiores aos custos de produção. “A renda da atividade foi corroída diante da falta de políticas tempestivas de apoio à cafeicultura”, afirmou Mesquita. 

A estimativa é que o Valor Bruto da Produção (VBP) do café some R$ 14,953 bilhões, queda de 40,6% em relação ao resultado de 2012. O VBP é calculado a partir da produção e do preço pago pela saca. “A queda do faturamento é resultado do forte recuo das cotações do grão, visto que a queda de produção neste ano em relação a 2012 é inferior a 5%”, afirmou. 

Fonte

Assessoria de Comunicação CNA

Exibições: 41

© 2025   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço