Diamante Incaper 8112, Jequitibá Incaper 8122 e Centenária Incaper 8132. Essas são as três novas variedades clonais de café Conilon lançadas em junho de 2013 pelo Governo do Espírito Santo. As cultivares foram desenvolvidas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com a Embrapa Café e o apoio do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.
Cada uma das três novas variedades é formada pelo agrupamento de nove clones superiores compatíveis. Além de possuírem características para a produção de bebida com classificação superior, são altamente produtivas, podendo alcançar rendimentos superiores a 120 sacas beneficiadas por hectare em plantios irrigados com alta tecnologia. Também apresentam boa estabilidade de produção, uniformidade de maturação, moderada resistência à ferrugem e ainda tolerância à seca.
A novidade faz parte das ações coordenadas pela
Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo(Seag) para melhorar indicadores técnicos da cafeicultura capixaba, ampliar a renda e melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais, principalmente os de base familiar, e coloca o café conilon definitivamente no ramo dos cafés de qualidade superior.
FONTEJornal Agrosoft