Durante o circuito serão realizadas palestras, oficinas e dias de campo. O circuito levará aos cafeicultores informações sobre o manejo da cultura e novas tecnologias. "Um dos objetivos do Circuito é estreitar as relações de toda a cadeia produtiva do café, com a tentativa de melhorar a rentabilidade para todos. Isso desde o produtor até o consumidor, para que este tenha um melhor produto", explica o gerente da regional Emater-MG de Lavras, Marcos Fabri.
O Circuito Mineiro de Cafeicultura está programado para acontecer em 12 etapas. Cada uma em um município diferente do Sul de Minas Gerais. A primeira etapa do circuito acontecerá no município de Claraval. O evento terá início às 8h, no salão do Mosteiro, na rua do Mosteiro, s/n. De acordo com o gerente regional da Emater-MG em Passos, Edson Gazeta, o evento irá fortalecer a cafeicultura na região. "O evento é de grande relevância para o município de Claraval, que é um grande produtor de café", completou.
A programação do evento será composta por palestras que abordam temas como novas técnicas de adubação nitrogenada, análise foliar, adubação adequada e a comercialização de cafés de qualidade por meio do cooperativismo. Segundo o extensionista do escritório da Emater-MG em Claraval, Enes Pereira, "a previsão é que cerca de 500 pessoas entre produtores rurais, estudantes, técnicos e lideranças da região participem do evento". Mais informações sobre a etapa em Claraval do Circuito Mineiro de Cafeicultura pelo telefone: 34 3353-5106.
Calendário do Circuito Mineiro de Cafeicultura 2014:
Claraval - 3 de abril
Passos - 9 de abril
Nova Resende - 10 de abril
Paraguaçu - 16 de abril
Três Pontas - 30 de abril
Pedralva - 6 de maio
Lavras - 8 de maio
Guaxupé - 14 de maio
Carmo da Cachoeira - 22 de outubro
Ouro Fino - 23 de outubro
Campo Belo - 6 de novembro
FONTE
Agência Minas