O futuro do café e as exigências do mercado por técnicas de produção modernas e sustentáveis também serão temas do Simpósio, além de questões técnicas e de mercado. O tema central do evento é: O Agronegócio Café “De Olho no Futuro”. A palestra de abertura será sobre “O futuro do agronegócio café no Brasil”.

Conforme a programação oficial do Agrocafé, outros temas atuais serão discutidos: “A modernização e inovações tecnológicas no agronegócio café”, com a participação de pesquisadores do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, por meio do Instituto Agronômico (IAC), Fundação ProcaféInstituto Agronômico do Paraná (Iapar) e da própria Embrapa Café; “A produção, consumo e exportação com qualidade no Brasil e no mundo”, com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

E, ainda, temas como “As regiões cafeeiras com indicações geográficas e as vantagens já alcançadas” (MAPA, Fundação Cerrado MineiroAssociação dos Cafeicultores do Oeste da Bahia(Abacafé) e Sebrae; “Gestão eficiente e sustentável da fazenda de café” (Sebrae e Educampo); “Evolução da empresa familiar no agronegócio café” (Fundação Dom Cabral) e “A mulher e o jovem no mercado do café brasileiro” da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA) e Café Baronesa.

Haverá também a realização do III Seminário de Cafeicultura Familiar, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA), que vai discutir temas como café orgânico, produtividade e assistência técnica. Este tema interessa diretamente aos produtores familiares de café da Bahia, por serem maioria absoluta no estado, sendo oportunidade para o cafeicultor familiar se atualizar com os avanços alcançados e tecnologias à disposição da cafeicultura.

O evento traz ainda agenda de cursos, que acontecem em paralelo com a programação oficial. Entre eles estão o de barista; noções básicas de classificação e degustação de café; irrigação suplementar do cafeeiro; mecanização da cafeicultura do plantio à colheita; legislação pertinente às parcerias do agronegócio e manejo do café conilon, entre outras programações.

O Agrocafé 2015 faz parte das comemorações dos 20 anos de criação da Assocafé e também traz em sua programação o 1° Concurso Agrocafé de Baristas, promovido em parceria com a Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB). O concurso escolherá, entre os profissionais de Salvador, aqueles com mais talento para produzir e incrementar bebidas à base de café.

Mais informações sobre a programação completa, inscrição e informações sobre envio de trabalhos no site www.agrocafe.com.br.

FONTE

Embrapa Café
Flávia Bessa e Lucas Tadeu Ferreira – Jornalistas
Telefone: (61) 3448-1927
E-mail: cafe.imprensa@embrapa.br

Exibições: 52

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço