Oferta de mestrado internacional em Viticultura e Enologia para estudantes brasileiros



Página Rural - Da Redação 

Apresentar a rede de mestrado Vinifera Euromaster, mestrado europeu em Viticultura e Enologia, a instituições de pesquisa e ensino, incluindo os estudantes possíveis candidatos ao curso, bem como estruturar estratégias de cooperação internacional foram as principais atividades da professora Olga Laureano, da Universidade Técnica de Lisboa, nas duas últimas semanas do mês de maio, no Brasil. A mesma atividade de divulgação realizada no Brasil está acontecendo em outros países, como  China, Estados Unidos e Argentina, coordenada  por outros professores do curso.

A ação tem como objetivo estimular estudantes para que concorram a vagas no curso que é promovido pelo EmaVE, um consórcio de Instituições de ensino superior dos principais países vitivinícolas (veja lista completa abaixo), e coordenado pela SupAgro Montpellier (França). "A nossa intenção é atrair os melhores alunos em viticultura e enologia dos diferentes países para que venham estudar na Europa. Desta forma, teremos condições de formar cada vez mais profissionais que aprimorem ainda mais a cadeia de produtos vitivinícolas", afirma a professora Olga.

O Vinífera EuroMaster é um mestrado com duração de dois anos, sendo o primeiro ano realizado no SupAgro Montepellier (França), com aulas ministradas em inglês. No segundo ano, o aluno poderá escolher um dos países que integram o EmaVe Consortium ou países parceiros, como é o caso do Brasil. Os alunos inscritos são selecionados a partir da avaliação do currículo e do projeto profissional a ser desenvolvido no curso, sendo obrigatória a proficiência em língua inglesa. Os melhores classificados irão receber auxílio financeiro através da bolsa de Estudos Erasmus Mundus.

Segundo a professora Olga, além do aprendizado em viticultura e enologia em Instituições de excelência, outro benefício do curso é o aprimoramento em outros idiomas e a diversidade de cultura com as quais os estudantes interagem.

O novo processo seletivo irá começar no mês de outubro de 2014, com previsão do início das aulas para setembro de 2015. Inscrições e informações adicionais estão disponíveis no site.

Instituições do EmaVE: França (Montpellier SupAgro e Enita-Bordeaux); Itália (Universities of Turin, Milan, Palerm, Foggia, Sassari, Udine, Padova e Verona); Alemanha (Geisenheim University); Espanha (Universidad Politécnida de Madri); Portugal (Universidade Técnica de Lisboa e Universidade do Porto). São parceiros associados: África do Sul (University of Stellenbosch); Argentina (University of Cuyo, Mendoza); Estados Unidos (University of California, Davis, University of Cornell e Michigan State University); Tunisia (Institut National d&39;Agronomie de Tunis); Austrália (Charles Sturt University, Wagga Wagga); Hungria (University of Gyöngyös); China (University of NWAFU); Nova Zelândia (Horticulture Research Center of Marlborough); e Brasil (Embrapa Uva e Vinho).

Fonte

CNA-SENAR

Exibições: 25

© 2025   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço