A primeira parceria confirmada para o Fundo Newton no Brasil é com o Confap

 

Projetos em parceria e intercâmbio de pesquisadores para o Reino Unido agora contam com uma nova fonte de financiamento. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) é uma das entidades que participará do Fundo Newton de fomento à pesquisa e inovação em países emergentes. O Fundo, lançado pelo governo do Reino Unido, irá investir nove milhões de libras por ano (mais de R$33 milhões) no Brasil durante três anos. O valor terá contrapartida brasileira, por meio das instituições voltadas à pesquisa científica.

 

A primeira parceria confirmada para o Fundo Newton no Brasil é com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). No documento assinado com o Confap, várias FAPs participam por adesão, entre elas a FAPEMIG. O acordo prevê a colaboração bilateral em prol do desenvolvimento de áreas-chave, como segurança alimentar, transformação urbana, bioeconomia e doenças negligenciadas, sem excluir áreas em que haja parceria já estabelecida de instituições brasileiras com a correspondente instituição do Reino Unido. Os projetos devem contemplar três modalidades que podem ser combinadas: mobilidade de pesquisadores, projetos de pesquisa colaborativos e projetos de inovação que envolvam empresas.

 

Os pesquisadores mineiros que têm propostas de pesquisa em conjunto com uma instituição do Reino Unido já podem submeter preliminarmente seu projeto. O documento deve conter o título do projeto; resumo entre 10 e 20 linhas; coordenador local e entidade vinculada; parceiro britânico; valor do projeto; e prazo de execução. Os projetos devem ser enviados para o endereço aci@fapemig.br com o título da mensagem: "Proposta Fundo Newton". Para aqueles que enviarem projetos, serão encaminhadas, posteriormente, informações sobre seleção e prazos.

 

Fundo Newton

O Memorando de Entendimentos entre Confap e o governo britânico foi assinado durante a reunião do Conselho em Belo Horizonte, nos dias 17 e 18 de março. "O Fundo Newton é especial pela quantidade significativa de investimentos envolvidos, pelo tamanho da rede que está sendo construída, pelos tópicos que serão explorados nos projetos de pesquisa e especialmente pelo novo momento que estamos vivendo na história da cooperação entre o Reino Unido e o Brasil", disse, na ocasião, Sergio Gargioni, presidente do Confap.

 

(Assessoria de Comunicação da FAPEMIG, viaConfap)

Exibições: 39

© 2025   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço