O leite é um alimento consumido por pessoas de todas as idades. Para uma boa produção e para que possa ser levado à mesa do consumidor um alimento de qualidade, é necessário que o cuidado com o que é produzido comece já no produtor rural.

Alimentação, bom manejo, melhoramento genético e manejo sanitário adequando são essenciais para a rentabilidade financeira do sistema de produção e para garantir um bom produto final. Para ajudar a tecnificar e qualificar profissionais que atuam na bovinocultura leiteira, o SENAR está oferecendo quatro cursos gratuitos a distância.

Podem participar pessoas das seguintes áreas: aquicultura, engenharia agrícola, engenharia ambiental, medicina veterinária, ciências rurais, agronomia, pesca, engenharia florestal, agropecuária, zootecnia, ou áreas afins. Podem realizar o curso os com mais de 18 anos de idade.

Veja os cursos gratuitos a distância de bovinocultura leiteira

Sistemas de Produção e Pastagem para Bovinocultura de Leite

São 12 aulas que somam 30 horas de curso. Após começar a pessoa tem até 45 dias para terminá-lo. Durante o período de estudo o cursista terá acesso a atividades interativas, conteúdo escrito e videoaula.

Dentre os temas abordados estão: manejo, formação e recuperação de pastagem; manejo de solo; cerca elétrica e piquete; forrageiras para forração da pastagem; controle de pragas e plantas daninhas; água e plantas; amostragens, calagem, aração e plantio; sistema de integração lavoura-pecuária-floresta; campo agrostológico; pastejo rotacionado, entre outras.

Reprodução e Genética em Bovinocultura de Leite

Voltado para pessoas que tenham feito curso técnico ou superior que possam atuar na área de bovinocultura leiteira, o curso de reprodução genética é formado de 15 aulas. Juntas somam 30 horas de curso e após começar a pessoa tem 45 dias para terminar os estudos. A instituição oferece certificado para quem tiver um bom aproveitamento.

Os inscritos terão material escrito e videoaulas e temas como: melhoramentos genético, controle reprodutivo de gado de leite, doenças e problemas de reprodução, cruzamentos, avaliação genética, manejo reprodutivo, entre outros.

Nutrição e Manejo Alimentar em Bovinocultura de Leite

São 10 aulas que totalizam 30 horas de curso. Os temas abordados são produção de leite a pasto; nutrição de gado de leite; recursos forrageiros; zootecnia de precisão; sustentabilidade da atividade leiteira; formulação de dietas; recria de novilhas; criação e manejo de bezerras; silagem, entre outros.

Manejo Sanitário e Qualidade do Leite

Para uma boa produção é necessário um bom manejo sanitário e é isso que esse curso aborda. Em suas 11 aulas que totalizam 30 horas serão abordados temas como: procedimento de ordenha mecânico e manual, controle de doenças e parasitas, alimentação de novilhas, manejo de plantas daninhas e forragens, manejo sanitário, entre outros.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site EAD Senar. Veja também os cursos gratuitos a distância de bovinocultura de corte aqui.